
O show do DJ Alok realizado em Matinhos dentro da programação do Verão Maior Paraná entrou para a história como o maior evento musical já registrado no Estado, reunindo 338 mil espectadores em uma única apresentação, segundo estimativa oficial da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). O levantamento histórico foi feito com a Secretaria de Estado da Cultura e abrange shows públicos e particulares.
Esse número consolida o Litoral paranaense como um dos principais palcos de grandes eventos do Brasil e reforça a capacidade de organização do Estado para receber públicos em escala.
Para se ter dimensão do contingente reunido na orla da praia de Caiobá, em Matinhos, o público do show de Alok equivale a mais de oito Couto Pereiras ou Arenas da Baixada lotadas. Considerando a capacidade média de 40 mil pessoas em dias de jogos, seriam necessários mais de oito estádios cheios ao mesmo tempo para comportar a mesma quantidade de pessoas que acompanharam a apresentação na areia da praia.
Para se ter dimensão do feito ocorrido em Matinhos, outros grandes eventos musicais realizados no Paraná reuniram públicos significativamente menores. Em 1993, cerca de 35 mil pessoas acompanharam a passagem emblemática do ex-Beatle Paul McCartney por Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski. O mesmo local recebeu aproximadamente 30 mil espectadores em 1996, durante uma das turnês da banda AC/DC.
Já em 2010, o Couto Pereira foi palco de um show do Metallica, que reuniu cerca de 42 mil pessoas, um dos maiores públicos já registrados em uma arena esportiva no Estado para um evento musical.
Eventos ligados à fé também figuram entre os maiores públicos já registrados no Paraná. Em 2017, o encontro evangélico “A Mudança”, realizado na Arena da Baixada, reuniu cerca de 45 mil pessoas, com uma programação que incluiu apresentações de música gospel e momentos de oração. Outro evento que tradicionalmente atrai multidões no Estado é a procissão do Dia de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, que reúne anualmente entre 120 mil e 160 mil fiéis, consolidando-se como uma das maiores manifestações religiosas do Sul do Brasil.
Outro comparativo que ajuda a dimensionar o show é o número de visitantes do Show Rural 2025, em Cascavel, a maior feira agropecuária do Paraná. Foram 400 mil pessoas em cinco dias de evento, enquanto Alok reuniu 85% desse público em apenas poucas horas.
Em termos absolutos, o maior evento da história do Estado segue sendo a visita do Papa João Paulo II a Curitiba, em 1980, quando uma missa celebrada no Centro Cívico, no entorno do Palácio Iguaçu, reuniu um público estimado entre 700 mil e 1 milhão de pessoas, segundo registros históricos.
Além de liderar o ranking histórico, o Verão Maior Paraná ocupa também a segunda e a terceira posições entre os maiores públicos musicais do Estado. Na edição deste ano, os shows de Zé Neto & Cristiano e de Jiraya Uai levaram 167 mil pessoas à orla de Matinhos. Já na edição passada, Luan Santana reuniu 164 mil espectadores, também em apresentação única.
O quarto maior público da história do Paraná em shows musicais é dividido por três atrações: Simone Mendes, em 2024, e Belo e Jeito Moleque, em 2026, que empataram com 152 mil pessoas cada, igualmente dentro da programação do Verão Maior Paraná.
Outro comparativo ajuda a dimensionar ainda mais o feito. O público reunido na areia da praia de Caiobá, em Matinhos, durante o show de Alok, seria suficiente para formar a quinta maior cidade do Paraná, superando a população de municípios como São José dos Pinhais, com cerca de 329 mil habitantes, e Foz do Iguaçu, com aproximadamente 295 mil moradores.
O número também supera a população fixa de todos os sete municípios do Litoral do Paraná somados, que juntos reúnem cerca de 310 mil habitantes. Ou seja, em poucas horas, a faixa de areia de Matinhos concentrou mais pessoas do que todo o Litoral paranaense possui.
Segundo a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, os números refletem uma escolha estratégica do Paraná. “O Estado vem fazendo uma opção clara por investir de forma consistente em cultura. Esse investimento retorna em geração de empregos, aquecimento do turismo, aumento da circulação econômica e fortalecimento da economia criativa. Os grandes públicos registrados confirmam que há demanda, e o sucesso dos shows do Verão Maior Paraná comprova que, com planejamento e sinergia, é possível entregar resultados espetaculares”, afirmou.
Os grandes números não se restringem a Matinhos. Em Pontal do Paraná, o maior público já registrado foi o do show do É o Tchan, em 2024, que reuniu 42 mil pessoas. Neste ano, as primeiras apresentações do Verão Maior no município já demonstraram potencial para superar estes números. Luan Pereira e Country Beat atraíram 31 mil espectadores na sexta-feira (9), enquanto os grupos de pagode Atitude 67 e Kamisa 10 foram acompanhados por um coro de 34 mil vozes no sábado (10).
A contratação dos artistas e a organização da programação musical do Verão Maior Paraná são coordenadas pelo PalcoParaná, entidade vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secc). Criado pela Lei Estadual nº 18.381/2014, o PalcoParaná é um Serviço Social Autônomo, sem fins lucrativos e de interesse público, responsável por executar e apoiar políticas culturais de grande alcance no Estado.
Quando: de 28 de dezembro de 2025 a 08 de fevereiro de 2026
Onde: litoral e noroeste do Paraná
Quanto: programação inteiramente gratuita
Informações: no site oficial do evento.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.