
O segundo filme da Marvel, depois dos adiamentos causados pela pandemia, finalmente chegou ao cinema e cumpriu o que prometeu. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, protagonizado por Simu Liu, mostra a evolução do estúdio e a capacidade que eles adquiriram ao longo dos anos em contar novas histórias, que além de ousadas, têm um significado além das salas de cinema.
Shang-Chi, que atualmente responde por Shaun, foi treinado desde criança por seu pai, chefe de uma organização criminosa, para ser um assassino. Depois de ser enviado para uma missão, Shang-Chi decide fugir e passa 10 anos vivendo uma vida comum nos Estados Unidos, onde conhece Katy, personagem de Awkwafina. Quando os homens de seu pai vêm atrás do colar deixado por sua mãe, a vida do herói vira de cabeça para baixo embarcando numa aventura em busca de suas raízes, sempre acompanhado de sua melhor amiga.
Assim como Pantera Negra, o novo herói do Universo Cinematográfico da Marvel se torna especialmente relevante por conta de sua representatividade. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é o primeiro filme do estúdio a ter um elenco majoritariamente asiático, trazendo também extensivos diálogos em mandarim, feito inédito na Marvel. Esse tipo de história tão centralizada no orientalismo tem um peso ainda maior em tempos de covid, onde a comunidade asiática tem sido alvo de xenofobia ao redor do mundo.
Infelizmente, Shang-Chi, diferente de T’Challa, não foi introduzido ao universo numa produção anterior, o que fez com que o roteiro repetidamente usasse de acontecimentos passados do UCM – e até mesmo personagens – para fazer a história andar. Os flashbacks da linha temporal da Marvel e os da história do protagonista tornam o filme cansativo em certos momentos.
Depois de Doutor Estranho e WandaVision os horizontes da Marvel se expandiram, o que fica claro nesse filme. O estúdio se tornou mais corajoso, sem medo de explorar histórias mais místicas, como é o caso de Shang-Chi e os títulos já mencionados. No longa, os fãs são introduzidos a diversos tipos de magia e criaturas místicas com a mesma fluidez que os simples filmes de soldado foram apresentados no passado.
Além disso, mais uma vez um filme da casa explora um novo gênero. A produção traz consigo o “feeling” dos filmes de artes marciais que já conhecemos mas com uma roupagem única. A qualidade das cenas de luta adicionadas a um roteiro inteligente e ponderado revela os novos caminhos que os próximos filmes da produtora podem percorrer.
Shang-Chi explora temáticas além da dicotômica disputa entre vilão e mocinho. Depois dos títulos lançados exclusivamente no Disney+, o público espera mais uma camada dramática nas tramas do estúdio. Aqui além de “vilão”, Mandarim também é o pai de Shang-Chi e a sua motivação não é pautada em uma busca de poder, e sim no luto, no desejo de trazer de volta alguém que já se foi. O herói se vê lutando 1- contra o seu pai 2- tentando salvar a memória e a família de sua mãe, tudo isso enquanto tenta descobrir quem é, o que torna a performance de Liu e Tony Leung, que interpreta Mandarim, ainda mais marcante. Apesar do conflito entre pai-filho-família ser bem fundamentado na história, a autodescoberta do protagonista soa como uma decisão de última hora.
A personagem de Awkwafina também traz à mesa a sua própria jornada de autoconhecimento, que se mostra muito relacionável entre os jovens da idade dela, especialmente em tempos como esse, onde depois de um acontecimento em âmbito mundial se encontram sem direção. A performance da atriz também acrescenta positivamente no filme, sendo muito mais que o alívio cômico, lugar monótono que era esperado que Awkwafina assumisse por sua experiência em comédia.
No mais, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis se mostra um filme completo, inovando nos limites do estúdio e trazendo performances memoráveis.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.