Sétima Marcha da Diversidade acontece dia 30 em Curitiba

Marcha da Diversidade Foto Angel da Veiga
Foto: Angel da Veiga

Trazendo o tema “Curitiba Vota com Orgulho”, a Marcha da Diversidade chega a sua sétima edição em Curitiba. O evento acontede dia 30 de junho (domingo) e inicia às 9h, com a concentração na Praça 19 de Dezembro (conhecida como Praça do Casal Nu). Os trios saem às 13h40 em direção à Praça Nossa Senhora de Salete, pela Avenida Cândido de Abreu. Atrações gratuitas animam o evento.

Tema

Em 2024, a Marcha encerra uma “trilogia” de temas LGBTQIA+ iniciadas em 2022. Primeiro, foi discutida a “Democracia Em Todas As Cores”, e, no ano seguinte, “Uma História de Orgulho”. O objetivo desse ano, chamado “Curitiba Vota com Orgulho, é chamar a atenção da população LGBTQIA+ para votar de forma responsável, destacando políticas públicas que atendam a comunidade.

No ano passado, o evento reuniu 40 mil pessoas. Para esse ano, a expectativa é de um público de 50 mil participantes.

Atrações

A apresentação oficial do evento traz Brendda Montilla. No palco principal, haverá apresentações de Yasmin Carraroh e Juana Profunda. No palco da concentração, animam o público Tinna Simpson, Arthur Oscar, Carmem Von Blue, Brigitte Beauliey e Linda Power. Os DJs que trazem música para a festa são Fran Rocha, Marcinha Eggers e Bruno Knauer. Como presenças VIPs, a festa tem o Mister Trans Curitiba 2023, Yago Piazza, e a Miss Trans Curitiba 2023, Vi Saad.

Políticas públicas como a do projeto A Hora é Agora, de testagem de HIV e divulgação da prevenção à AIDS e HIV também marcam presença no evento.

Este é um evento crucial para a comunidade LGBTI+ de Curitiba e do Paraná. É um momento para celebrarmos nossa existência, visibilidade e conquistas, mas também para reivindicarmos os direitos que ainda nos são negados”, afirma Rafaelly Wiest, representante da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenadora geral da Marcha. Ocupar as ruas e mostrar a força da coletividade é um dos objetivos do movimento. Lucas Siqueira, representante do Grupo Dignidade e presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Curitiba, comenta: “Por muitos anos os direitos humanos e fundamentais têm sido atacados e colocados desse lado de trás e é preciso avançar essas pautas e as políticas nas ruas, mas também no legislativo através das eleições“.

SERVIÇO – 7ª Marcha da Diversidade de Curitiba

Quando: 30 de junho de 2024 (d0mingo)

Horário: concentração às 9h, saída às 13h40

Onde: concentração na Praça 19 de Dezembro, saída em direção a Praça Nossa Senhora de Salete

Quanto: gratuito

 

 

 

Por Brunow Camman
20/06/2024 10h27

Artigos Relacionados

Carnaval fora de época lança Comitê de Cultura com Margareth Menezes

Espetáculo drag comemora mês do orgulho LGBTQIAP+ ao estilo draglesque