A Semana de Letras da UFPR deste ano foi aberta nesta manhã de segunda-feira (11) e está cheia de novidades. O evento, que acontece anualmente desde 1998, recebe nesta edição convidados inéditos e terá uma quarta-feira (14) voltada para discussão de gênero e sexualidade.
O professor estadunidense Ron Martinez, que tem formação em Oxford e Cambridge e pesquisa métodos inovadores no ensino da língua inglesa, participou da abertura. Hoje mesmo a pesquisadora Marisa Lajolo falará sobre As letras na era digital.
Outro destaque será a fala do escritor José Carlos Fernandes, que abordará relações entre jornalismo e literatura. A obra de Elizabeth Bishop também vai ser tema de discussão. O tradutor Paulo Henriques Britto faz, no último dia do evento, uma análise sobre a tradução e edição dos trabalhos da escritora no Brasil.
A semana é aberta a toda comunidade, mas quem quiser ganhar certificado precisava se inscrever no site oficial do evento até o dia 10 de maio e deverá ter pelo menos 15 horas de participação.
SEGUNDA-FEIRA (11/05)
10:30 – Ron Martinez: “O uso de áudio e vídeo para complementar o ‘feedback’ escrito dos textos de alunos”.
18:30 – Marisa Lajolo: “As letras na era digital”.
TERÇA-FEIRA (12/05)
10:30 – Bruna Ruano, Jovania Perin Santos e João Arthur Grahl: “Ensino de Português para Estrangeiros”.
18:30 – José Carlos Fernandes: “Jornalismo e Literatura”.
QUARTA-FEIRA (13/05) – Este dia da Semana de Letras será voltado para a discussão de Gênero e Sexualidade.
10:30 – Anna Beatriz Paula e Márcia Namekata: “Olhares sobre Orientes: femininos extremos”.
18:30 – (Mesa-redonda) Adelaide e Maria Rita Cézar: “Questões de Gênero na Linguística”. Mediação: Ana Paula Delavigne.
QUINTA-FEIRA (14/05)
10:30 – (Mesa-redonda) Bernardo Brandão, Guilherme Gontijo Flores, Luci Collin e Marcelo Sandmann: “Escrita Criativa”. Mediação: Renata Telles.
18:30 – Ubiratã Alves: “A produção de material didático para o ensino de Português para estrangeiros”.
SEXTA-FEIRA (15/05)
10:30 – Érico Assis e Luiz Duarte: “Quadrinhos e Games: outras narrativas”. Mediação: Guilherme Bernardes.
18:30 – Paulo Henriques Britto: “A tradução e edição das obras de Elizabeth Bishop no Brasil” (+ sessão de discussão com tema aberto).
As falas dos alunos e as apresentações coordenadas vão ocorrer todos os dias das 08:30 às 10:15 e das 20:30 às 22:30.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.