
Mamma Ru falou, tá falado!
Acompanhando a polêmica em torno da campanha publicitária #SemMimimi da farmacêutica Sanofi para o analgésico Novalfem estrelado pela Preta Gil (ficou feito, miga) — que trata a cólica menstrual como frescura — e como muitas mulheres passaram a noite de ontem mal com elas mesmas por não estarem em um relacionamento estável, hoje vamos falar sobre a difícil tarefa de concretizar o mito da mulher completa, criado neste mundo machista em que vivemos. Para isso, vou recorrer a uma pequena história fictícia (porém muito real) criada por essa que vos escreve.
“Era uma vez uma mulher chamada Catarina, que nasceu no interior do Brasil – qualquer lugar que você consiga imaginar. Para sua sorte, Catarina cresceu em uma família que não lhe impunha barreiras de gênero – apesar de ouvir e conviver com as tradicionais imposições, fazendo com que, muitas vezes, desejasse ser uma Barbie com que brincava com as amigas. Linda, loira, magra, com um Ken que a fizesse feliz.
Com treze anos, Catarina teve sua primeira menstruação. Contou para a família, que fez uma grande festa – afinal, ela tinha virado mocinha. Logo nos primeiros meses ela não entendeu por que isso era motivo de festa. Descobriu ter ovário policístico logo depois e passava os sete dias de menstruação se contorcendo de dor no sofá. As cólicas eram impossíveis e não tinha capacidade nem se levantar, muito menos de participar dos treinos da equipe de natação de que fazia parte. Passou uma semana sem ir e, ao voltar, ouviu que fora rebaixada para uma equipe menor, já que não teve comprometimento de ir aos treinos por uma semana – afinal de contas, cólica era desculpa. Era puro mimimi. Irritada, deixou a equipe. Com aquilo, aprendeu que deveria ser mais forte, não deixar que a dor atrapalhasse seus objetivos, por mais que essa dor fosse quase insuportável.
Catarina sempre falou muito. Nunca foi tímida e sempre se expressou muito bem. As tias reclamavam, dizendo que Catarina era bem nome de menina que fala demais, e mulher não podia falar muito não, tinha que se preservar. ‘Se preservar do quê?’, pensava ela. Mas, bom, quando ficava quieta, o problema era a TPM ou algum garoto que estava mexendo com ela. Tinha que falar, ficar quieta, sorrir, ficar feliz e não responder o que achava errado. Nunca conseguiu entender.
Catarina cresceu, fez faculdade e conseguiu um bom emprego. Já que não se permitia sofrer por cólicas terríveis. Nunca faltou o trabalho e pouca coisa mexia com ela. A não ser, claro, o fato de não ter um namorado. A pressão vinha de todos os lados – o chefe que caçoava a chamando de coitada, as amigas que começavam a casar e a olhar com dó, as tias que perguntavam quando ela faria a família voltar a ter crianças correndo nas reuniões – mesmo que ela nem soubesse se queria ou não ter filhos. Diziam para ela que só seria completa com um relacionamento – seria seu passaporte para uma maior autoestima e felicidade.
Para encontrar o bendito, Catarina saía todo final de semana, até quando não queria. Mesmo com cólica, não interessava: mulher é forte, é guerreira e corajosa – não se deixa abalar por qualquer dorzinha. O tempo estava passando e ninguém quer saber de mulher solteira por ai. Com um sorriso no rosto, Catarina dançava com as amigas e, quando um homem chegava para conversar, as amigas davam a dica: não diga o que você faz, homens se sentem intimidados por mulheres fortes e independentes. Além de tudo, tinha que fingir fragilidade para conseguir estar com alguém. Mas, se conseguisse conversar com um cara e quisesse ficar com ele, deveria ser recatada e nunca ir para a casa com ele, assim, de primeira. Deveria se preservar, porque homem é assim mesmo. Nunca disseram para ela que, se o cara se sentisse diminuído e pensasse assim, talvez fosse uma pessoa errada para ela.
O dia 12 de junho chegou e ela continuava sozinha. Catarina, que nunca aprendeu a se amar e valorizar suas próprias conquistas, se permitiu ficar triste por não ter um companheiro ao seu lado. Não estava completa. Nunca entendeu que, ao contrário do que lhe diziam, precisava se amar antes de querer estar com qualquer pessoa – que, se ela mesma não estivesse feliz, nunca poderia compartilhar felicidade com ninguém.
Percebeu, então, que nunca seria Barbie que brincava no colégio – não era magra daquele jeito e não deveria se sentir mal por isso. E que estava cansada das contradições que a vida cobrava dela. Não poderia ser tão frágil que uma cólica a derrubasse nem tão forte que um homem se sentisse intimidado. Mas o que queriam dela afinal?
Cansada de ser pressionada por todos os lados, decidiu que faria apenas e nada mais do que tivesse vontade. Finalmente, se sentiu empoderada e feliz. Iria pra balada quando quisesse e se quisesse e se permitia ser feliz com o que tivesse em sua vida – carreira, trabalho, namorado, marido, filhos ou nada disso. Ela quis mais da sua própria vida e finalmente se sentiu amada – dessa vez por ela mesma. Afinal de contas, já diria Ru Paul – se você não consegue se amar, como diabos vai amar outra pessoa?”.
Por isso, empoderem-se. Sintam-se completas sempre. Nunca, nunca deixem ninguém dizer o que você deve ser e sentir. J Com mimimi, sem mimimi, o importante é ser feliz e sofrer – por cólica, por amor, pelo trabalho que você não conseguiu – porque essas coisas também fazem parte da vida. Não interessa. Viva do jeito que você é. Só isso fará você completa, não o que os outros dizem. 🙂

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.