
A banda Scalene, que esteve em Curitiba no mês de maio para o festival Coolritiba, volta à capital paranaense neste sábado, 14 de julho, para participar do Dia Mundial do Rock Crossroads Festival. O Curitiba Cult conversou com Lucas Furtado, baixista do grupo, sobre as inspirações para o último álbum (magnetite), como é fazer parte do cenário musical de Brasília e sobre as expectativas para tocar novamente em Curitiba.
Magnetite foi o terceiro álbum de estúdio do Scalene. Lançado em agosto de 2017, o disco traz influências sonoras da MPB, da música eletrônica e do R&B, o que levou o quarteto brasiliense a caminhos musicais ainda não explorados. Segundo Lucas, a banda já possuía, há algum tempo, o desejo de explorar uma sonoridade nova e agregar elementos desses gêneros musicais ao seu som. “A gente colocou pequenas ideias desses estilos na nossa música e, aí, nasceu o magnetite”, diz. Para o baixista, a maturidade musical dos integrantes e a liberdade criativa do grupo se encontraram, na época da criação do disco, num ponto que os permitiu explorar novos rumos para a sua arte.
A recepção do álbum tem sido muito boa tanto em relação ao público quanto à crítica. Lucas conta que houve certa apreensão com a possibilidade de o público estranhar o novo som ou não gostar da mudança, mas, para ele, “a galera comprou a ideia, entendeu perfeitamente qual é o conceito do álbum”. Lucas completa afirmando que a crítica também compreendeu a proposta do disco.
Scalene surgiu em Brasília, cidade que carrega a marca de ser o berço de muitas bandas de rock – especialmente entre os anos 80 e 90 – tais como Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, Raimundos e Aborto Elétrico (da qual Renato Russo fez parte antes de fundar Legião Urbana). Segundo Lucas, essa herança musical da capital brasileira não exerce influência sobre o trabalho do Scalene; no entanto, afirma que “é legal fazer parte disso [legado musical da cidade] porque é interessante ver como a galera abraça essa cena cultural de Brasília”.
Quanto a trabalhos futuros, o baixista conta que ainda não há planos definidos, exceto pelas intenções de realizar colaborações com outros artistas e possivelmente romper com o que chama de “estigma de disco completo”. Além de magnetite, a banda, formada em 2009, conta com outros dois álbuns e três EPs em sua discografia. Éter, lançado em 2015, rendeu ao grupo o prêmio de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa no Grammy Latino de 2016. No mesmo ano, Scalene também conquistou o Prêmio Quem de Melhor Banda.
O festival do Dia do Rock será a segunda vez, neste ano, em que a banda – vice-campeã da segunda temporada do reality show musical Superstar, exibido pela Rede Globo – irá se apresentar em Curitiba. Em maio, Scalene participou da segunda edição do “Coolritiba – Festival de Atitudes que Mudam o Mundo”, evento que reuniu 12 mil pessoa na Pedreira Paulo Leminski. “A gente não imaginava que era um festival tão grande. Foi muito surpreendente e muito divertido de tocar”, diz Lucas. Os músicos também não imaginavam que voltariam tão cedo a Curitiba, cujo público é definido por Lucas como caloroso e receptivo. “As expectativas para o festival de sábado são as melhores possíveis”, afirma.
No Dia Mundial do Rock Crossroads Festival, Gustavo Bertoni, Tomás Bertoni, Lucas Furtado e Philipe “Mkk” Nogueira, integrantes do Scalene, aproveitarão a oportunidade para mostrar ao público as músicas do último álbum. O evento acontecerá na Usina 5, no dia 14 de julho (um dia após o Dia Mundial do Rock, que é celebrado no dia 13) e reunirá mais de 30 bandas, como Motorocker, Project46 e bandas cover de Foo Fighters, Linkin Park e Slipknot. Serão quatro palcos e seis food trucks para atender o público ao longo de 14 horas de rock n roll.
Apesar de ser chamada de Dia Mundial do Rock, a data é reconhecida apenas no Brasil. A comemoração teve origem em 1985, num evento chamado Live Aid, quando Phil Collins disse publicamente que gostaria que aquele dia fosse lembrado como o “dia mundial do rock”.
Live Aid foi um conjunto de shows simultâneos que aconteceram nas cidades de Londres (Inglaterra) e Filadélfia (Estados Unidos). O objetivo do evento era voltar atenção mundial à questão da fome na Etiópia. Algumas das grandes bandas e artistas que participaram dos shows foram Queen, Paul McCartney, Led Zeppelin, The Who, David Bowie, Mick Jagger, Keith Richards, U2, Black Sabbath, Eric Clapton, Scorpions, Elton John, Dire Straits, BB King, Sting, Madonna e, é claro, Phil Collins.
O dia começou a ser celebrado no Brasil por conta de rádios de São Paulo – cuja programação era voltada ao rock – que passaram, durante os anos 90, a fazer menções à data. A partir de então, a comemoração no dia 13 de julho começou a se popularizar no país.
Onde: Usina 5 (Constantino Bordignon, 1-191)
Quando: 14 de julho (sábado)
Horário: A partir das 14h
Quanto: Ingressos variam entre R$ 45 e R$ 180
Ingressos: Sympla

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.