Brasil. Um país cheio de histórias, das mais belas as mais chocantes. Um país cheio de pessoas, que vieram e que vão para todos os lugares. Um país tão rico e tão acostumado a contornar problemas, um país único. Desde o momento em que o europeu desembarcou por aqui começamos a receber diferentes influências e pessoas de vários lugares do mundo. A nossa grande sacada foi absorver, e não rejeitar, novas culturas. E isso se reflete nos nossos hábitos e na nossa história.
E quem disso isso tudo foi a própria música brasileira. Samba, choro, baião, jazz, rock. Europa, África, América. Tudo está aqui e tudo está misturado. Por exemplo, o que é o Jazz Brasileiro?
Em 1964 nascia uma das maiores instituições da música brasileira: o Zimbo Trio. Amilton Godoy, piano, Luiz Chaves, contra-baixo, e Rubinho Barsotti, bateria, formaram um trio de músicos excepcionais que caminhavam entre o erudito e o popular de uma forma completamente natural. Numa época onde alguns gênios da Bossa Nova e da MPB produziam clássicos, o Zimbo Trio se propos a fazer música brasileira de qualidade.
Primeira coisa: música brasileira. Você já escutou aquela história de que Blues de verdade é só o dos Estados Unidos? Então, isso funciona da mesma forma com a música brasileira: quantos gringos sabem tocar um samba de verdade? Ou seja, a música brasileira está no brasileiro. Ela está no jeito de tocar, na pulsação, na levada. Agora juntamos isso a capacidade de mistura do Brasil. Daí temos um samba com pegada jazz, que alterna choro e baião, tudo isso com muita liberdade, agilidade e naturalidade.
É a mistura que só o Brasil faz. “Garota de Ipanema“, por exemplo. Um clássico daqueles que só o nome da música já evoca a melodia, um samba no jeito de andar e falar. E o que o Zimbo Trio fez? Misturou tudo. A bateria do Rubinho já mostra que a pegada é bem diferente, muito mais jazz. O baixo e o piano também caminham livremente pela música. É jazz, é samba, é Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=6-cfcF1djRE
Foi em 1964 que o Zimbo Trio lançou o primeiro disco de uma extensa e influente discografia. O disco homônio revela não só a extraordinária competencia dos gênios que formavam o trio, mas também a riqueza da nossa música. Instrumental, o disco apresenta versões únicas de alguns clássicos. São gênios visitando gênios. “Só Por Amor”, “Berimbau”, “Inútil Paisagem”, e outras belas canções.
https://www.youtube.com/watch?v=GelGSJVbvKg
Não que seja fácil – na verdade costuma ser difícil – mas vivemos num país que consegue absorver e transformar todas as culturas sem nunca perder a sua identidade. Essa mistura de sons não é exclusividade da Bossa Nova. O roque brasileiro fez isso brilhantemente, também. A variedade de ritmos e sons espalhados pelo país já mostra a diversidade da nossa cultura. É muita riqueza, e é uma riqueza que só nós sabemos criar e lapidar.
ZIMBO TRIO – disco completo – 1964
EXTRA: Eu, enquanto simples curtidor de música, recomendo esse documentário para ouvir de quem realmente entende do negócio. Com a participação ilustríssima do mestre Hamilton de Godoy, 40 minutos de muita, muita música .
E aí, curtiu os sons? Explore os links e desvende mais músicas! Tem alguma dica de discão ou sonzeira? Comente! A música boa é infinita 🙂
Até semana que vem!
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
No documentário Frevo Michiles é apresentado a história de um dos maiores compositores vivo de frevo no país. Durante sua trajetória, Jota Michiles transformou o marcante ritmo pernambucano e eternizou o seu legado nas marchinhas carnavalescas. Sua visão de mundo poética e carnavalesca é o mote do documentário, esmiuçando sua originalidade e amor pela música. Com participação de artistas como Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues é possível mergulhar no mundo criativo do compositor e reviver a alegria que ele trouxe para a alma do carnaval nacional.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em As Cores e Amores de Lore, uma série de encontros do cineasta Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch resulta numa investigação da trajetória artística de uma das artistas mais influentes da arte contemporânea brasileira. Conhecida como Lore, a pintora nasceu em 1926 na Alemanha e é a única discípula de Volpi, com quem teve uma relação criativa por muitos anos. Bodanzky faz um resgate do legado da pintora em seus últimos anos de vida e revela as complexidades por trás de sua veia artística e emoções. O filme acompanha a intimidade das longas conversas e dos depoimentos emocionantes dos dois artistas e traz um rico material de acervo comentado pela própria Eleonore. Em suas falas, a pintora discorre sobre seu processo artístico e sua vida íntima, assim como temas como sexualidade, feminismo e amadurecimento.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Aos Pedaços, Eurico Cruz (Emílio de Melo) mantém um relacionamento secreto com duas mulheres chamadas Ana. Ele vive entre duas casas idênticas: uma no deserto, outra à beira-mar. Cada uma habitada por uma das esposas: Ana e Anna. Certo dia, ele recebe a visita de Eleno e um bilhete anônimo assinado apenas por “A”, anunciando sua morte. A partir daí, sua vida se torna uma grande espiral de paranoia, desconfiado de seus dois amores e do resto das pessoas ao seu redor. Quem realmente o ameaça? Os espaços, os personagens, as suspeitas e as paixões se embaralham nesse quebra-cabeça que, cada vez mais, confunde realidade e obsessão.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Bridget Jones: Louca pelo Garoto acompanhamos a vida de mãe solteira e viúva de Bridget (Renée Zellweger) depois que seu marido Mark (Colin Firth) faleceu. Quatro anos se passaram e Bridget passa os dias cuidando de seus dois filhos Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4 anos. Vivendo nesse limbo entre o luto e a vontade de seguir em frente, Bridget pensa em voltar a namorar, encorajada por seus amigos fiéis, sua ginecologista Dra. Rawlings (Emma Thompson) e até mesmo seu antigo amor, e agora amigo, Daniel Cleaver (Hugh Grant). De volta na pista, Bridget entra nos aplicativos de namoro e precisa conciliar seu trabalho, vida amorosa e obrigações domésticas e maternas, enquanto também enfrenta a legião de mães perfeitas da escola, lida com a saudade que Billy sente do pai e vive situações constrangedores (e potencialmente atraentes) com o professor de ciências das crianças Mr. Wallaker (Chiwetel Ejiofor).
Data de lançamento: 13 de novembro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Capitão América: Admirável Mundo Novo é o próximo filme do famoso herói da Marvel. Desta vez, o filme dá continuidade à minissérie de televisão Falcão e o Soldado Invernal, onde o escudo está nas mãos de Sam Wilson (Anthony Mackie), após Steve Rogers (Chris Evans) o entregar em Vingadores: Ultimato. Durante a série, Sam aceita seu dever como o novo Capitão América ao lado de Bucky Barnes (Sebastian Stan). Admirável Mundo Novo compõe a Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O enredo promete explorar os desafios e responsabilidades de Wilson em seu novo papel, enquanto enfrenta novas ameaças e aliados inesperados. A direção está a cargo de Julius Onah, conhecido por seu trabalho em The Cloverfield Paradox, e o roteiro foi escrito por Malcolm Spellman, que também foi o showrunner de Falcão e o Soldado Invernal.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.