Você lembra do Fábio? É, o Fábio, aquele do filme do Tim Maia. O músico e parceiro inseparável – além de narrador da trama – interpretado pelo Cauã Reymond. Primeira coisa que precisa ser dita: ele não é um personagem fictício (como li por aí). Ele existe sim! Fabio Stella, cantor paraguaio radicado no Brasil, estava vivendo num ostracismo danado até o lançamento do filme. Ele escutou o conselho de um amigo e autorizou o roteiro lá da sua fazenda, no sudoeste da Bahia. Seria uma oportunidade para voltar a ter a atenção do público. Isso porque, além de namorar a Suzy, viajar para Londres e curtir várias trips com o Tim Maia, o Fabio era um baita cantor. E é aí que eu quero chegar. Mas calma, antes vamos dar um pulinho ali em Nova York.
Joel Stones. Um paulista que chegou em Nova York (via Miami) em 1998 com menos de $200 e seu nome. E nada mais. Isso segundo o site da sua loja de discos – a Tropicalia in Furs – que tem um site tão descolado que, caso você não tenha um óculos daqueles, você terá que se contentar com a versão 2D ‘not cool enough for 3D’. O Joel batalhou muito lá pelos EUA: juntou muitos discos, montou sua loja e hoje tem uma banda ótima chamada “Fumaça Preta”. O nome da loja e da banda já dão algumas dicas das referências musicais do Sr. Stones. Se você escutar o primeiro lançamento dele – a música ‘Bruxa’ lançada em 2012 – vai sentir um gostinho de um Brasil diferente. Ou o gosto das garagens psicodélicas do Brasil dos anos 1970.
Talvez esse gosto seja exótico para muitos. Afinal de contas, muitos sons dessa época só são um pouco conhecidos hoje graças ao próprio Joel. Isso porque o cara nunca parou de buscar novos discos, inclusive nas suas excursões por terras brasileiras. Ao longo de cinco anos, Joel juntou um material de primeira e muito raro. Muitos compactos de bandas de rock capazes de virar a cabeça de qualquer amante da psicodelia dos anos 1960 e da explosão dos anos 1970. E muitas dessas músicas eram totalmente obscuras, alguns discos sequer foram tocados pelos radialistas.
Uma coleção incrível, muito swing e estilo, uma capa louca (em 3D, que nem o site – realmente cool, não?), finalizada com a doideira que rolou aqui na “terra do samba”: assim nasceu a inacreditável coletânea Brazilian Guitar Fuzz Bananas! O nome da coletânea em si já explica muito do que vem por aí. Psicodelia, fuzz, funk e Brasil. Se Mutantes é o mais distante que você consegue pensar sobre rock nacional, vamos dar um passo adiante!
Essa coletânea é um prato cheio para quem quer conhecer mais sobre alguns artistas que não conseguiram fama junto ao grande público, mas que produziram sons realmente interessantes, inventivos e experimentais. O disco comprova a capacidade do Brasil de absorver influências externas sem perder a originalidade verde e amarela. De versões de Beatles e Stones, passando por citações a Jimi Hendrix até ao rock britânico e americano feito ao estilo brasileiro. Para quem curte essa linha de música, esse disco resume-se a uma surpresa atrás da outra. É um mundo novo recheado de sonzeiras que se abre.
A prova da ousadia nessas misturas vem logo de cara, na faixa de abertura: a história de Batman no espaço sideral, num clima de perseguição policial extraterrestre, microfonia, barulhos, bateria, sujeira. É Batman que se aproxima! É hora de tirar o time de campo! HEY! Ufa, é de perder o fôlego. Respire fundo!
As surpresas surgem faixa a faixa. Como a ótima ‘Cinturão de Fogo‘, da Marisa Rossi. Melodia contagiante, som dançante, timbres de voz e do orgão incríveis. Um baita hit, se me perguntarem. Tem também ‘O Carona‘, do Tony e o Som Colorido e seu refrão altamente cantante. Se estiver procurando o tão falado fuzz, experimente ‘God Save The Queen‘ do 14 Bis – antes que você pergunte, não é aquela famosa banda mineira que você está pensando. Mas se esse fuzz é muito sujo para o seu gosto, prefere uma pegada mais Gil, Caetano, Tropicália, tente a ‘Herói Moderno‘, do Pery, e não vai se arrepender. Isso sem falar da ótima versão dos Youngsters de ‘I Wanna Be Your Man‘ – admito, uma das minhas versões preferidas dessa música. Preciso abrir um parenteses nesse disco para dizer que a versão deles de ‘Ticket to Ride‘, dos Beatles, é ótima. Afinal, havia gente demais pra namorar. Tem também a versão da psicodelica ‘The Lantern‘, dos Stones, do Mac Rybell. E o Fábio? Ele também está presente, claro! Faltou o Cauã cantar ‘Lindo Sonho Delirante’ no filme. Sim, podemos usar a abreviação LSD. E o que temos é uma ótima canção de rock lisérgico.
Essa esteira de surpresas nos faz pensar em quanta coisa que aconteceu que se perdeu e talvez não seja mais recuperada. Muitas dessas pérolas, até pouco tempo atrás, eram totalmente desconhecidas. E o que temos são músicas ótimas que merecem ser escutadas. Por isso não perca tempo!
É natural romantizar a Londres dos anos 60, com o John Lennon conversando com o Mick Jagger num circo (sim, eu queria muito ter estado lá). Mas é genial imaginar que existiu uma cena tão rockeira quanto a deles aqui no Brasil, e de um jeito bem brasileiro. Um pessoal fazendo música de qualidade, sem medo de misturar e arriscar. Por isso considero a coletânea Brazilian Guitar Fuzz Bananas ainda mais especial. O Fabio, que hoje leva uma vida bem simples na fazenda, está aí para nos lembrar que o rock aprendeu a falar português ainda bem jovem.
https://www.youtube.com/watch?v=wkddrw6ictQ
E aí, curtiu os sons? Explore os links e desvende mais músicas! Tem alguma dica de discão ou sonzeira? Comente! A música boa é infinita 🙂
Até semana que vem!
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro