Se você é apaixonado por cachoeiras, conhecer o Salto São Francisco, no centro do Paraná, é uma experiência que, definitivamente, precisa estar na sua lista. A maior queda d’água do Sul do Brasil e uma das maiores do país está localizada na tríplice-fronteira entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.
O Salto está dentro da área de preservação ambiental da Serra da Esperança, que vem sendo bastante explorada pelos três municípios por seu potencial turístico. Antes do período de pandemia, estava sendo comum a realização, em diversos pontos do parque, de atividades ligadas ao turismo aventura, com voos de paratrike por exemplo, e turismo rural, com tour gastronômico em propriedades de produtores locais. Agora, com as medidas de isolamento um pouco mais flexíveis, as atividades turísticas paralelas estão retornando aos poucos.
A principal atração, o Salto, possui aproximadamente 196 metros de queda livre, o que equivale a um prédio de 60 andares. Hoje, os caminhos que levam para o ponto turístico contam com trilhas e vista panorâmica da cachoeira. O local impressiona, também, pela composição da paisagem, com grandes paredões que formam uma espécie de cânion ao longo do leito do Rio São Francisco.
O acesso ao Salto pode ser feito pelos três municípios e as atrações turísticas em cada rota são administradas pelas respectivas prefeituras. A queda d’água pode ser visitada em qualquer dia da semana, durante horário comercial.
Para ir ao Salto, é necessário pegar o Caminho de São Francisco, uma estrada de aproximadamente 50 quilômetros quase toda asfaltada. A rota tem início próximo ao acesso principal de Guarapuava, via marginal, na BR-277, ao lado do Parque das Araucárias.
A partir de Prudentópolis, o acesso é pela estrada Linha Vista Alegre. Lá também são quase 50 quilômetros de estrada, parte asfalto e parte cascalho. Se o dia estiver chuvoso, é melhor reconsiderar a ida através desta rota.
Essa rota costuma ser usada, principalmente, por moradores do Norte do Estado que desejam conhecer o Salto. O acesso pode ser feito através da PR-466. A rota conta com duas estradas rurais, que também possuem cerca 50 km cada.
Dica 1: As três cidades possuem agências turísticas que podem ajudar nas orientações para viagem ao Salto, vale pesquisar por elas e dar uma ligadinha antes de se aventurar.
Dica 2: Para quem viajará um longo trajeto para chegar ao Salto, vale cogitar a estadia de um final de semana na região. Os três municípios possuem diversos outros pontos turísticos que valem a pena ser conhecidos, incluindo diversas outras cachoeiras.
Dica 3: Se você estiver com planos de descer até a base do Salto, comece o trajeto cedo. O tempo médio entre descida e subida é de cerca de 4h.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.