Saiba como ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

foto: Ascom Sel - RS

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana deixaram milhares de pessoas desabrigadas. O mais recente boletim da Defesa Civil do estado registrou 345 municípios atingidos pelas enchentes, deixando mais de 850 mil pessoas afetadas, tendo 121 mil pessoas desalojadas e 19 mil em abrigos. Com decreto de estado de calamidade pública emitido pelo RS, torna-se urgente ajudar a população do estado nesse momento. Órgãos oficiais abriram canais de apoio, que vão de auxílio via Pix até o envio de itens de necessidades básicas.

Governo Estadual do RS

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul reativou o canal de doações utilizado no ano passado, aceitando contribuições de pessoas físicas e jurídicas. Os recursos serão revertidos integralmente para o apoio humanitários às vítimas e para reconstrução da infraestrutura das cidades, com fiscalização de um comitê gestor presidido pela Casa Civil com representantes de órgãos do governo e entidades sociais. Pode-se fazer doações pelo Pix CNPJ: 92.958.800/0001-38. No momento da doação, aparecerá o nome da conta SOS Rio Grande do Sul, em uma conta bancária aberta pelo Banrisul.

Ministério Público

O Ministério Público do Rio Grande do Sul também tem conta para receber doações. O MP preside o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), que reverterá valores recebidos em favor das pessoas atingidas pelas enchentes. A chave Pix é pelo CNPJ 25.404.730/0001-89, identificador: “Enchentes RS – Doação” | Banrisul.

Correios

A partir dessa segunda-feira (06), as agências dos Correios do Paraná e São Paulo passam a aceitar doações, que serão enviadas gratuitamente para o RS. Os Correios aceitarão cestas básicas, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e roupas.

Para encontrar a agência mais próxima, basta pesquisar em mais.correios.com.br.

Por Brunow Camman
06/05/2024 12h37