Rua Riachuelo recebe festival cultural em fevereiro

Rua Riachuelo. Foto: Carolina Fayad/divulgação.
Foto: Carolina Fayad/divulgação

Nos dias 08 e 09 de fevereiro (sábado e domingo), Curitiba recebe um evento cultural em uma das ruas mais antigas da cidade. O Festival Ocupa Riachuelo celebra a arte e a diversidade da cidade enquanto preserva a história do local, além de fomentar o comércio local no fim de semana. O festival é gratuito e os estabelecimentos participantes estarão abertos com programações culturais, atrações e descontos para os visitantes.

Realizar um evento na rua é uma maneira de valorizar nossa cidade, ocupando e ressignificando os espaços que temos para o bem viver. Usufruindo o que Curitiba tem de melhor — suas praças, parques e prédios históricos — enquanto cuidamos e preservamos esses locais para as futuras gerações”, comenta Josi Forbeci, Produtora Executiva do Festival.

Programação

O Cataia Bar traz a exposição “Travessia Caiçara” do fotojornalista Maycon Hoffmann. Suas lentes capturam a alma da população litorânea paranaense, revelando, em cada imagem, uma narrativa de resistência e conexão com a natureza. O bar também recebe uma festa de esquenta para o festival no dia 07 de janeiro com o grupo Fandango Ubá. Além disso, oferece um line-up musical com artistas como Rubia Divino e Samba do Cassim.

Já na Alfaiataria uma colaboração entre o Café Coado na Calcinha e a cervejaria Maniacs traz uma estação de café e chope que promete acolher os visitantes enquanto “A Menor Exposição do Mundo” instiga o olhar atento para os detalhes. O espaço também abre seu palco para uma aula show de café com Nina Ribas e um microfone aberto para os entusiastas de poesia recitarem. 

Na Praça 19 de Dezembro uma sessão de yoga ao ar livre com Kali Ananda convida os corpos a se alongarem e as mentes a se aquietar, em harmonia com a natureza que ainda resiste em meio ao concreto. Também, diversos blocos de carnaval realizam suas festividades ao longo dos dois dias de evento.

Love City

O novo espaço Love City é o coração do festival. Com sua pista de skate e gastronomia, a atmosfera urbana ganha vida com a exposição “Suporte Movimento”, que explora o dinamismo das formas. Um desfile de carnaval assinado por Lu Glóz traz o brilho e a alegria das cores para o coração da cidade. A programação musical é diversa e inclusiva, destacando nomes como a banda Rivotrio e DJ Manzana, prometendo embalar os visitantes. 

Além disso, o espaço abriga uma feira de moda autoral e sustentável, reunindo marcas como Hype Brasil, Tcha Upcycling, Coletivo Marianas e Chouga Skateboard, além de iniciativas sustentáveis, discos de vinil e uma gama de pequenos negócios criativos. 

Sobre a Rua

No coração de Curitiba, a Rua Riachuelo nasceu como uma trilha ao lado do Rio Belém e atravessou gerações, ganhando diferentes nomes ao longo do tempo, como a Rua dos Lisboas, Rua da Carioca, até se tornar Riachuelo, em 1871, em homenagem à histórica Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 1865.

SERVIÇO – Festival Ocupa Riachuelo

Quando:  08 e 09 de Fevereiro de 2025 (sábado e domingo)

Horário: das 11h às 20h

Onde: Ao longo da Rua Riachuelo

Quanto: Evento gratuito

Informações: no Instagram do evento.

Por Yasmin Luz
24/01/2025 10h00

Artigos Relacionados

Alexandre Pires inaugura novo espaço de shows em Curitiba

Memória é tema de oficina de escrita gratuita em Curitiba