Roda de Matte comemora Dia da Erva-Mate nesse domingo (01/09)

Erva-Mate Matte Cultural. Foto: Reprodução Instagram.
Foto: Reprodução Instagram

Comemorando o Dia da Erva-Mate, que virou lei municipal no ano passado, a Feira do Largo da Ordem recebe um evento especial. A Roda de Matte acontece no Jardim do Belvedere, da Praça João Cândido, a partir das 10h. O evento, gratuito, busca reunir entusiastas do mate. Em caso de chuva, o evento é transferido para o Memorial de Curitiba.

O encontro é organizado pelo Matte Cultural, movimento que promove a cultura do mate e celebra essa tradição do estado. O grupo esteve envolvido em outros eventos ligados à erva-mate, como Barão Matte n’ Jazz, festa que celebrou o nascimento do Barão do Serro Azul, que foi o maior exportador de erva-mate do Paraná.

Roda

As Rodas de Matte acontecem com frequência no Belvedere, geralmente no primeiro domingo de cada mês. O Matte Cultural convida o público a trazer suas cuias e também recebe novatos, promovendo o primeiro contato com essa cultura. Pode-se provar diferentes tipos de erva-mate.

História

Muito associado à cultura gaúcha, a erva-mate também foi fundamental para o Paraná. A história do estado passa por vários ciclos do mate, que chegou a representar 85% da economia paranaense no século XIX. A produção mateira foi essencial na época da separação do estado, quando deixou de ser província de São Paulo. Nativo do Paraná, o mate já fazia parte do cotidiano das comunidades indígenas locais.

O dia 29 de agosto é marcado para essa comemoração porque foi nessa data, em 1853, que Dom Pedro II assinou a emancipação política paranaense. Com o estado próprio, a erva-mate foi muito responsável pela economia e desenvolvimento regionais. Curitiba era ponto de passagem entre o interior, onde se plantava, e o Porto de Paranaguá e as estradas, que distribuíam o produto para pontos como Rio de Janeiro. Isso ajudou também a desenvolver a cidade, capital do estado.

SERVIÇO – Roda de Matte especial Dia da Erva-Mate

Quando: 01 de setembro de 2024 (domingo)

Horário: a partir das 10h

Onde: Jardim do Belvedere – Praça João Cândido. Em caso de chuva, o evento é transferido para o Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79)

Quanto: gratuito

Informações: No Instagram do Matte Cultural.

Por Brunow Camman
30/08/2024 14h50

Artigos Relacionados

Bar comemora aniversário com 8 horas de música na calçada

Turismo arqueológico: Paraná planeja resgatar trilhas indígenas milenares