O público lotou o primeiro dia do Rock in Rio 2017. Da entrada da Cidade do Rock, localizada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, até a tirolesa, o trajeto durou 9 minutos – uma surpresa para a turma do gargarejo, que com a grande ampliação de área de circulação – mais que o dobro do espaço da edição anterior, teve que correr muito mais esse ano para garantir um lugar privilegiado junto ao Palco Mundo.
A noite começou com força total. A übermodel e grande ativista em causas socioambientais, Gisele Bündchen, inaugurou o Palco Mundo em uma fala emocionada sobre a preservação da floresta amazônica e anunciou o movimento Believe.earth. Para marcar este momento, organização do festival levou para o palco o sino da paz, que assim como na edição de 2001, foi tocado por uma criança. Junto com a cantora Ivete Sangalo, a top Gisele arriscou uns versos da música Imagine, do ex-Beatle John Lennon.
Ivete abriu o show com muita energia e homenagens aos filhos. O nome do primogênito, Marcelo, estava estampado no casaco da cantora, que contou pessoalmente ao público que está grávida de duas meninas: “Se não bastasse uma mulher [em casa], agora vão ser três”. Para os fãs de Lady Gaga, a baiana dedicou um trecho de “Bad romance”.
Fã de Ivete, Rachel Novin, de 27 anos, enalteceu a performance da baiana, que mesmo grávida, não parou no palco. “Ela é uma diva. Pulou e dançou o tempo inteiro. Sou fã dela, tem alma brasileira, é fantástica no palco”, disse.
Entre os segundo e terceiro shows, o espetáculo de Drones no céu da Cidade do Rock chamou atenção com um balé sincronizado ente música e luzes. No repertório, das clássicas, passando pela bossa nova e chegando a música tema do Rock in Rio, sempre formando imagens que passaram pela pomba da paz e guitarra símbolo do festival. O público parecia extasiado com o que via pela primeira vez no Brasil e na América Latina.
Antes do Maroon 5 entrar no palco, mais uma novidade: um show de luzes e som convidou o publico a construir um mundo melhor, juntos.
A noite fechou no Palco Mundo com a banda liderada por Adam Levine, o Maroon 5. (em substituição a Lady Gaga, que anunciou na quinta-feira seu cancelamento em razão de cuidados com a saúde). O público vibrou e acompanhou os hits. Não houve quem ficasse parado.
No Palco Sunset, Fernanda Abreu relembrou sucessos como “Rio, 40 graus” e “Hey, Mr. DJ” e recebeu o Dream Team do Passinho. O espetáculo “Salve o Samba” emocionou e fez milhares de pessoas cantarem e dançarem ao som de grandes sucessos. O espetáculo contou com nomes como, Alcione, Roberta Sá, Martinho da Vila, Jorge Aragão, Mart’nália e o rapper Criolo. Num momento especial, Mart’nalia cantou “Estácio, Holly Estácio” em homenagem a Luis Melodia.
O professor de História, Luis Fernando, veio com a filha e duas amigas. Fez questão de reforçar a qualidade o Palco Sunset e o conteúdo apresentado. “Gostei muito de ver Monarco e Martinho da Vila em um festival. Eles sã a nossa arte, made in Brazil”, afirmou.
E ainda nesta noite, no Sunset, um baile conduzido por Simoninha agita o espaço após o último show do Palco Mundo.
Pela primeira vez, o público contou com um espaço gastronômico inspirado no Mercado da Ribeira, em Portugal. O Gourmet Square, uma área com mil metros quadrados agradou o público, que pode desfrutar de um espaço com chefs e lojas focadas em gastronomia. O espaço teve ocupação completa durante todo o dia.
No Digital Stage, Kondzilla e MC Guimê fizeram sucesso no primeiro dia de programação do palco voltado para os populares das redes sociais. Além deles, passaram pelo palco os Youtubers Luba, Malena, os meninos do Pipocando, Pyong e Mariana Nolasco. “Achamos o máximo este espaço dedicado aos famosos da Internet, porque temos a chance de conhece-los de perto”, diz Daniela, de 14 anos, que participa pela primeira vez do festival.
Na Rock District, a Calçada da Fama chamava a atenção de quem passava. A estrela mais disputada era a da Lady Gaga, onde fãs faziam fila para estar mais “próximo” da cantora. O vocalista da Rock Street Band, André Frateski (vencedor do programa Pop Star), animou a plateia que chegou cedo à cidade do Rock. O primeiro casamento realizado no Festival 2017 celebrou a união homoafetiva entre duas meninas, que disseram sim diante de uma plateia emocionada.
No Game XP, evento que estreia no Rock in Rio 2017 oferecendo experiência em jogos eletrônicos, o público teve a oportunidade de jogar nos estandes de grandes marcas do mercado de games e contemplar os novos uniformes das equipes da NBA, na arena Expo Play. Já na Oi Game Arena, o “Totorial”, atração de Rafael Totoro, do Porta dos Fundos, arrancou risadas com divertidas partidas do jogo indie “Gang Beasts” na maior tela de games do mundo (com 1.450 metros quadrados). O painel contou também com as participações de Thati Lopes, sua colega de elenco, Rodrigo Magal, diretor da atração, e Érico Borgo, sócio-fundador da CCXP, que conversavam sobre os bastidores do sucesso da Internet enquanto jogavam. Além disso, aconteceram etapas classificatórias do Just Dance Tour Brasil 2017 e Cosplay Game XP.
Amazonia Live chega a 73 milhões de arvores recuperadas
A iniciativa para a recuperação de áreas degradas da Amazônia brasileira prevê a recuperação, nos próximos seis anos, de uma área de quase 30 mil hectares, o que corresponde a um número estimado de 73 milhões de árvores. Desse universo, três milhões já estavam previamente asseguradas em 1,2 mil hectares de floresta amazônica, por meio da doação inicial do próprio Rock in Rio e da Conservação Internacional (CI-Brasil), combinada à doação espontânea do público e patrocinadores do festival. O restante faz parte das metas do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia no Brasil, um esforço conjunto do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF – Global Environment Facility), do Bando Mundial e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), além da CI-Brasil e do projeto socioambiental do Rock in Rio, o Amazonia Live.
Rock in Rio em Números
Até à 01h (deste sábado), 770 pessoas foram atendidas nos postos médicos da Cidade do Rock. A grande maioria dos atendimentos por desidratação. Nenhum caso grave foi registrado.
Na área de segurança, foram registradas apenas 29 ocorrências.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro