Riscos Recompensadores.docx

Foto: Glenn Carstens-Peters Via Unsplash

Listei algumas abreviações de tarefas e lembretes, espalhados entre segunda, terça, quarta e quinta, na agenda aberta em cima da escrivaninha. Como faço – pra não dizer tento fazer – todos os começos de semana. Nas sextas, deixo sempre em branco – mesmo tendo uma vida pra tocar normalmente, sexta não é dia de seguir instruções à risca.

Driblar a procrastinação generalizada ou falta de foco, que atinge qualquer pessoa com uma conexão na internet, não precisando nem ser de boa velocidade ou instabilidade (experiência própria), é o grande desafio atual da humanidade.  Pra mim, o melhor jeito de ter alguma chance nessa batalha contra o excesso de distrações é meter todas as coisas que preciso fazer numa lista.

Seja comprar ração, molhar plantas, responder um zap ou qualquer-algo de trabalho, para ter chance de êxito, tem que ir pra lista. Às vezes a mesma tarefa vai pulando pro dia seguinte, até chegar no fim da semana, mas se ela não se perder no sábado e domingo, segunda ela volta pra lista, torcendo pra levar um riscão.

A chance de cumprimento de tarefas aumenta quando a lista é escrita à mão, não importa se na agenda ou em um papel de rascunho colado com durex na parede ou em um post-it na porta da geladeira. No bloco de notas do celular, é certo que não vai ser cumprida. Afinal, quando você cumpre um item da lista no bloco de notas, você só apaga, não enxergando o tarefa cumprida. Na lista escrita à mão, você faz um puta risco depois que cumpriu uma das tarefas – a recompensa do cumprimento fica ali, marcada no risco em cima da palavra, que precede o sorriso do riscador. 

Talvez por isso todo começo de ano compro uma agenda física, promessa de ano novo de cumprir tarefas e blablabla – as agendas, a cada 31 de dezembro, terminam com mais páginas em branco do que preenchidas. Mesmo assim, tenho certeza que em 2022 começarei com uma nova agenda – esperemos que seja um ano de mudanças radicais e milagrosas.  E agora posso terminar essa última linha, com um risco bem grande na agenda: escrever .docx

Por Raisa Gradowski
16/11/2021 14h35

Artigos Relacionados

Saiu Tudo do Ar.docx

Nariz de um Focinho do Outro.docx