O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba abriu sua programação nesta quarta-feira (12) com uma sensível estreia: “Retrato de Um Certo Oriente”. O filme dirigido por Marcelo Gomes adapta o livro “Relato de Um Certo Oriente”, de Milton Hatoum, ambos presentes no lançamento, acompanhando a saga de dois irmãos libaneses para o Brasil. O evento marcou a estreia nacional do filme (que tinha apenas sido exibido no Festival de Roterdã, na Holanda), para chegar ao circuito de cinemas no segundo semestre.
O longa-metragem em preto e branco se passa em 1949, mas traz temas tão atuais como imigração e preconceito que dialoga de forma intensa com o momento atual. Os irmãos católicos Emilie e Emir fogem do Líbano, sob ameaça de guerra, para o Brasil. O senso de urgência é comandado por Emir, em uma atuação expressiva de Zakaria Kaakour, levando uma tímida Emilie (Wafaa Céline Halawi) embora. No barco, ela se aproxima de Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Entre tensões, desembarcam em Manaus, na aldeia de Anastácia (Rosa Peixoto).
Saindo do “relato” para o “retrato”, Marcelo Gomes consegue transpor uma trama intimista do livro de Hatoum para um filme sensível. Cada cena, em especial nos barcos, mas por todo o filme, tem seu enquadro bem pensado, contrastando foco e desfoque, guiando o olhar. Assim, consegue manter um pouco dos vários pontos de vista do livro. Os segredos da descoberta do amor e da tomada de decisões de Emilie em direção a Omar são enquadrados esteticamente de forma sensível.
Outra questão da adaptação foi trocar as ações, em maioria acontecendo em uma casa, para as cenas em barcos. “Marcelo transforma a casa num navio, trabalhando os grandes temas da literatura: viagem, amor, morte e memória. Ele faz um épico. Marcelo faz um recorte muito inteligente do que mais tocou seu olhar, seu senso estético”, comentou Hatoum na coletiva de imprensa da estreia.
Nos detalhes de “Retrato de Um Certo Oriente”, Marcelo Gomes constrói as relações, muitas vezes sem palavras. Ainda que o filme esteja recheado de línguas. A pluralidade de vivências está presente nos relatos de imigrantes antes do embarque, nas relações que se fazem durante a viagem, nos olhares trocados entre Emilie e Omar, que ensina português a ela, nos indígenas que os recebem em Manaus. E o olhar deles sobre a Amazônia, filmada em preto e branco, com detalhes de insetos e sobreposições de imagens, destacando a mata à noite. “A gente queria esse ponto de vista do imigrante. Imagina sair do Líbano, o deserto árido, e chegar naquele mundo de águas, é assustador. A gente queria aquela Amazônia assustadora. E a cultura árabe também tem esse mistério, e o mistério vinha em preto e branco”.
Entre a paixão de Omar e Emilie e o ciúme de Emir, questões que evocam memória, religiosidade e territorialidade se conectam. “Emir se apoia no preconceito para esconder algo, que é o ciúme da irmã”, explica Gomes. “Essa é a ideia que a gente queria trazer para o personagem e que acontece muito, no mundo inteiro. As pessoas se apropriam da questão da religiosidade, mas os interesses são outros”. A religião tem forte presença na narrativa. Uma das cenas mais marcantes tem Omar, muçulmano, se ajoelhando em uma esteira no meio do mato para rezar enquanto no fundo aparecem os indígenas Tukano fazendo um ritual, seguido pela Emilie rezando ao Deus católico. “Talvez no Brasil foi onde conseguiram essa paz entre religiões”, o diretor reflete.
Outros assuntos como imigração e conflitos que expulsam pessoas de territórios também permeiam o filme. “As questões que me afligem nesse tempo tinham que estar presentes”, conta Gomes. O diretor conta que até um figurante tinha passado por uma crise migratória, revelando a urgência atual de discutir esse assunto.
A construção de “Retrato de Um Certo Oriente” evoca esse potencial do Brasil como espaço para se colocar no lugar do outro, de convívio harmônico. As muitas línguas faladas destacam isso. “Ali estava a essência dessa alteridade”, o diretor completa.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro