O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba abriu sua programação nesta quarta-feira (12) com uma sensível estreia: “Retrato de Um Certo Oriente”. O filme dirigido por Marcelo Gomes adapta o livro “Relato de Um Certo Oriente”, de Milton Hatoum, ambos presentes no lançamento, acompanhando a saga de dois irmãos libaneses para o Brasil. O evento marcou a estreia nacional do filme (que tinha apenas sido exibido no Festival de Roterdã, na Holanda), para chegar ao circuito de cinemas no segundo semestre.
O longa-metragem em preto e branco se passa em 1949, mas traz temas tão atuais como imigração e preconceito que dialoga de forma intensa com o momento atual. Os irmãos católicos Emilie e Emir fogem do Líbano, sob ameaça de guerra, para o Brasil. O senso de urgência é comandado por Emir, em uma atuação expressiva de Zakaria Kaakour, levando uma tímida Emilie (Wafaa Céline Halawi) embora. No barco, ela se aproxima de Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Entre tensões, desembarcam em Manaus, na aldeia de Anastácia (Rosa Peixoto).
Saindo do “relato” para o “retrato”, Marcelo Gomes consegue transpor uma trama intimista do livro de Hatoum para um filme sensível. Cada cena, em especial nos barcos, mas por todo o filme, tem seu enquadro bem pensado, contrastando foco e desfoque, guiando o olhar. Assim, consegue manter um pouco dos vários pontos de vista do livro. Os segredos da descoberta do amor e da tomada de decisões de Emilie em direção a Omar são enquadrados esteticamente de forma sensível.
Outra questão da adaptação foi trocar as ações, em maioria acontecendo em uma casa, para as cenas em barcos. “Marcelo transforma a casa num navio, trabalhando os grandes temas da literatura: viagem, amor, morte e memória. Ele faz um épico. Marcelo faz um recorte muito inteligente do que mais tocou seu olhar, seu senso estético”, comentou Hatoum na coletiva de imprensa da estreia.
Nos detalhes de “Retrato de Um Certo Oriente”, Marcelo Gomes constrói as relações, muitas vezes sem palavras. Ainda que o filme esteja recheado de línguas. A pluralidade de vivências está presente nos relatos de imigrantes antes do embarque, nas relações que se fazem durante a viagem, nos olhares trocados entre Emilie e Omar, que ensina português a ela, nos indígenas que os recebem em Manaus. E o olhar deles sobre a Amazônia, filmada em preto e branco, com detalhes de insetos e sobreposições de imagens, destacando a mata à noite. “A gente queria esse ponto de vista do imigrante. Imagina sair do Líbano, o deserto árido, e chegar naquele mundo de águas, é assustador. A gente queria aquela Amazônia assustadora. E a cultura árabe também tem esse mistério, e o mistério vinha em preto e branco”.
Entre a paixão de Omar e Emilie e o ciúme de Emir, questões que evocam memória, religiosidade e territorialidade se conectam. “Emir se apoia no preconceito para esconder algo, que é o ciúme da irmã”, explica Gomes. “Essa é a ideia que a gente queria trazer para o personagem e que acontece muito, no mundo inteiro. As pessoas se apropriam da questão da religiosidade, mas os interesses são outros”. A religião tem forte presença na narrativa. Uma das cenas mais marcantes tem Omar, muçulmano, se ajoelhando em uma esteira no meio do mato para rezar enquanto no fundo aparecem os indígenas Tukano fazendo um ritual, seguido pela Emilie rezando ao Deus católico. “Talvez no Brasil foi onde conseguiram essa paz entre religiões”, o diretor reflete.
Outros assuntos como imigração e conflitos que expulsam pessoas de territórios também permeiam o filme. “As questões que me afligem nesse tempo tinham que estar presentes”, conta Gomes. O diretor conta que até um figurante tinha passado por uma crise migratória, revelando a urgência atual de discutir esse assunto.
A construção de “Retrato de Um Certo Oriente” evoca esse potencial do Brasil como espaço para se colocar no lugar do outro, de convívio harmônico. As muitas línguas faladas destacam isso. “Ali estava a essência dessa alteridade”, o diretor completa.
Data de Lançamento: 23 de maio
The Shift – O Deslocamento, do diretor Brock Heasley, apresenta na obra uma jornada épica e emocionante protagonizada por Kevin Garner (Kristoffer Polaha). Após um encontro com o enigmático Benfeitor (Neal McDonough), Kevin se vê arrastado para uma série de realidades alternativas. Desesperado para reencontrar sua esposa, Molly (Elizabeth Tabish), ele embarca em uma busca desafiadora e perigosa através de mundos distópicos e desconhecidos. Enquanto luta pela sua sobrevivência e tenta decifrar os motivos por trás da intervenção do Benfeitor, Kevin é confrontado com escolhas difíceis e dilemas morais. Cada nova realidade apresenta obstáculos únicos, testando não apenas sua determinação, mas também a sua fé no amor verdadeiro. Com reviravoltas emocionantes e uma narrativa cativante, The Shift – O Deslocamento é uma aventura de tirar o fôlego que explora os limites do que o telespectador está dispostos a enfrentar pelo bem daqueles que se tem amor e apego.
Data de Lançamento: 23 de maio
Em De Repente, Miss! Mônica (Fabiana Karla) é publicitária, mas abandonou a carreira promissora e o aumento do salário para cuidar de seus dois filhos, Luíza (Giulia Benite) e Leo (Gianlucca Mauad). Beirando seus 40 anos, elas não está nada feliz com as escolhas de sua vida, e se sente triste que sua filha, uma influencer em ascensão, não a vê mais como fonte de inspiração. Para comemorar o aniversário, seu marido, Marcus (João Baldasserini), decide organizar uma viagem em família para o Beach Park Resort, no Nordeste do país. Com sua rotina já organizada, Mônica entra em pânico por ter que quebrar o calendário de seu dia-a-dia, mas acaba dando uma chance para a ideia do marido. Logo na chegada, Mônica conhece Flávia (Danielle Winits), ex-modelo, ex-atriz e atualmente detentora da coroa do concurso de beleza do resort. Luíza e Flávia se ligam instantaneamente, para frustração ainda maior de Mônica. Mais do que nunca, reconquistar a amizade e a admiração da filha será uma missão e para completá-la, Mônica enfrentará o que for preciso… até mesmo disputar o concurso Miss Beach Star.
Data de Lançamento: 23 de maio
Morando com o Crush é uma hilariante comédia romântica dirigida por Hsu Chien Hsin, que narra as atribulações de Luana (Giulia Benite) e Hugo (Vitor Figueiredo), dois colegas de escola que secretamente nutrem uma paixão um pelo outro. No entanto, manter seus sentimentos escondidos torna-se uma tarefa desafiadora quando Antônia (Carina Sacchelli), mãe de Hugo, e Fábio (Marcos Pasquim), pai de Luana, decidem iniciar um relacionamento e morar juntos. A vida amorosa de Antônia e Fábio compartilha uma curiosa semelhança: ambos têm lutado com a sorte no amor desde que a esposa de Fábio faleceu. A partir desse ponto, Luana e Hugo são obrigados a dividir o mesmo teto, enquanto tentam lidar com a presença constante de seus pais e o crescente interesse romântico um pelo outro. Com uma mistura de situações cômicas e momentos de doçura, Morando com o Crush promete arrancar risadas enquanto mostra que o amor pode florescer nos lugares mais inesperados.
Data de Lançamento: 23 de maio
Fúria Primitiva é um conto de vingança e redenção que segue a jornada de um jovem anônimo, conhecido apenas como Kid (Dev Patel), que ganha a vida em um brutal clube de luta underground. Noite após noite, sob uma máscara de gorila, Kid é espancado por lutadores mais populares em troca de dinheiro. No entanto, após anos de repressão, sua raiva acumulada explode quando ele encontra uma maneira de se infiltrar na elite sinistra da cidade. Inspirado na lenda hindu de Hanuman, que representa força e coragem, Kid emerge como um símbolo de determinação implacável. À medida que um trauma de sua infância ressurge, suas mãos misteriosamente marcadas tornam-se instrumentos de justiça, desencadeando uma saga explosiva de vingança contra aqueles que tiraram tudo dele. Com uma narrativa intensa e repleta de ação, Fúria Primitiva explora os limites da dor, da redenção e da capacidade de superação. Este filme promete uma montanha-russa emocional, enquanto acompanha Kid em sua busca por justiça e paz interior em meio ao caos da vida urbana.
Data de Lançamento: 23 de maio
Furiosa: Uma Saga Mad Max é um filme de ficção científica pós-apocalíptico dirigido por George Miller e estrelado por Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e Tom Burke. A trama revela a história de origem da guerreira renegada Furiosa, anteriormente interpretada por Charlize Theron, narrando sua jornada até se unir a Max em Mad Max: Estrada da Fúria (2015). O enredo segue uma jovem Furiosa (Anya Taylor-Joy), sequestrada de seu lar, o Lugar Verde de Muitas Mães, por uma grande horda de motoqueiros liderada pelo senhor da guerra Dementus (Chris Hemsworth). Cruzando Wasteland, eles alcançam a Cidadela, dominada pelo Immortan Joe (Lachy Hulme). Enquanto os dois tiranos disputam o domínio, Furiosa se vê envolvida em uma batalha incessante para retornar ao seu lar. O filme oferece uma visão mais profunda do universo de Mad Max, explorando os motivos e desafios enfrentados por um dos personagens mais marcantes da franquia.