O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba abriu sua programação nesta quarta-feira (12) com uma sensível estreia: “Retrato de Um Certo Oriente”. O filme dirigido por Marcelo Gomes adapta o livro “Relato de Um Certo Oriente”, de Milton Hatoum, ambos presentes no lançamento, acompanhando a saga de dois irmãos libaneses para o Brasil. O evento marcou a estreia nacional do filme (que tinha apenas sido exibido no Festival de Roterdã, na Holanda), para chegar ao circuito de cinemas no segundo semestre.
O longa-metragem em preto e branco se passa em 1949, mas traz temas tão atuais como imigração e preconceito que dialoga de forma intensa com o momento atual. Os irmãos católicos Emilie e Emir fogem do Líbano, sob ameaça de guerra, para o Brasil. O senso de urgência é comandado por Emir, em uma atuação expressiva de Zakaria Kaakour, levando uma tímida Emilie (Wafaa Céline Halawi) embora. No barco, ela se aproxima de Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Entre tensões, desembarcam em Manaus, na aldeia de Anastácia (Rosa Peixoto).
Saindo do “relato” para o “retrato”, Marcelo Gomes consegue transpor uma trama intimista do livro de Hatoum para um filme sensível. Cada cena, em especial nos barcos, mas por todo o filme, tem seu enquadro bem pensado, contrastando foco e desfoque, guiando o olhar. Assim, consegue manter um pouco dos vários pontos de vista do livro. Os segredos da descoberta do amor e da tomada de decisões de Emilie em direção a Omar são enquadrados esteticamente de forma sensível.
Outra questão da adaptação foi trocar as ações, em maioria acontecendo em uma casa, para as cenas em barcos. “Marcelo transforma a casa num navio, trabalhando os grandes temas da literatura: viagem, amor, morte e memória. Ele faz um épico. Marcelo faz um recorte muito inteligente do que mais tocou seu olhar, seu senso estético”, comentou Hatoum na coletiva de imprensa da estreia.
Nos detalhes de “Retrato de Um Certo Oriente”, Marcelo Gomes constrói as relações, muitas vezes sem palavras. Ainda que o filme esteja recheado de línguas. A pluralidade de vivências está presente nos relatos de imigrantes antes do embarque, nas relações que se fazem durante a viagem, nos olhares trocados entre Emilie e Omar, que ensina português a ela, nos indígenas que os recebem em Manaus. E o olhar deles sobre a Amazônia, filmada em preto e branco, com detalhes de insetos e sobreposições de imagens, destacando a mata à noite. “A gente queria esse ponto de vista do imigrante. Imagina sair do Líbano, o deserto árido, e chegar naquele mundo de águas, é assustador. A gente queria aquela Amazônia assustadora. E a cultura árabe também tem esse mistério, e o mistério vinha em preto e branco”.
Entre a paixão de Omar e Emilie e o ciúme de Emir, questões que evocam memória, religiosidade e territorialidade se conectam. “Emir se apoia no preconceito para esconder algo, que é o ciúme da irmã”, explica Gomes. “Essa é a ideia que a gente queria trazer para o personagem e que acontece muito, no mundo inteiro. As pessoas se apropriam da questão da religiosidade, mas os interesses são outros”. A religião tem forte presença na narrativa. Uma das cenas mais marcantes tem Omar, muçulmano, se ajoelhando em uma esteira no meio do mato para rezar enquanto no fundo aparecem os indígenas Tukano fazendo um ritual, seguido pela Emilie rezando ao Deus católico. “Talvez no Brasil foi onde conseguiram essa paz entre religiões”, o diretor reflete.
Outros assuntos como imigração e conflitos que expulsam pessoas de territórios também permeiam o filme. “As questões que me afligem nesse tempo tinham que estar presentes”, conta Gomes. O diretor conta que até um figurante tinha passado por uma crise migratória, revelando a urgência atual de discutir esse assunto.
A construção de “Retrato de Um Certo Oriente” evoca esse potencial do Brasil como espaço para se colocar no lugar do outro, de convívio harmônico. As muitas línguas faladas destacam isso. “Ali estava a essência dessa alteridade”, o diretor completa.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.