Eu adoro uma comilança e adoro me relacionar com pessoas que apreciem uma boa refeição. Meus amigos, família e marido se encaixam perfeitamente neste perfil. Claro que em nome da saúde é preciso comer com moderação, mas a vida é muito curta para comer mal, não é?

A cozinha mineira se encaixa perfeitamente neste conceito de orgia gastronômica. Eu, se não fosse paranaense, provavelmente seria mineira. Poderia comer pão de queijo, goiabada, paçoca, feijão tropeiro e vaca atolada todos os dias. E ambrosia? Uma das melhores sobremesas inventadas na história da gastronomia mundial.

O que eu mais gosto nesta culinária é a diversidade de pratos com aquele ar de fazenda – por serem preparados no fogão a lenha e panela de barro ou de ferro, o sabor é riquíssimo. Essa variedade existe porque o Estado recebeu os primeiros exploradores de ouro do país, então portugueses, negros e índios – além dos nativos – compartilharam seus hábitos e ingredientes por lá e, com o passar do tempo, enraizaram em Minas uma cultura gastronômica bem regional.

A presença da carne de porco é uma característica marcante – torresmo e leitão à pururuca são os principais. O angu de milho, muitas vezes confundido com polenta, fala “uai” também! Além dos que citei acima, são alguns pratos típicos: tutu de feijão, frango com quiabo, frango ao molho pardo, mandioca frita, bolinho de aipim frito e a maior invenção do século, o Requeijão!

Em Curitiba, temos ótimos restaurantes mineiros. Fiz um roteiro bem bacana para você que, como eu, ama os nossos amigos do sudeste do país! Aproveite e delicie-se.

>>> Fogão a lenha

O meu predileto! Preço excelente, daqueles que dá pra levar a família sem doer no bolso. Funciona de segunda a sábado e oferece 17 pratos quentes, 12 saladas e várias sobremesas. Sei que não tem nada a ver com Minas Gerais, mas o sagu com creme é o melhor que comi na VIDA.

Onde fica: Av. Nossa Senhora Aparecida, 946, Seminário;
Funcionamento: Segunda a sábado: 11h30 às 14h30;
Mais informações: (41) 3016-5959

>>> A Mineira Gostosa

O nome é muito bem humorado e a comida incrível. Um quilo muito honesto e saboroso, só funciona no almoço! Fica ao lado do shopping Mueller e lá você pode encontrar de tudo um pouco: são 27 pratos e 14 sobremesas. Aos sábados, tem feijoada completa! Vale MUITO a pena.

Onde fica: R. Mateus Leme, 491, Centro Cívico;
Funcionamento: Todos os dias, das 11h às 16h;
Mais informações: (41) 3029-5728.

>>> Tempero de Minas

Fica na Marechal, no centro da cidade e é bem frequentado por executivos e trabalhadores da região. Tem SÓ 40 pratos quentes, difícil é saber o que comer, porque tudo é apetitoso! Mas não se empolguem muito e guardem um espaço no estômago para o café com bolo de fubá.

Onde fica: R. Marechal Deodoro, 303, Centro;
Funcionamento: Segunda a sábado: 11h30 às 15h;
Mais informações: (41) 3224-0403.

temperodeminas

>>> Engenho de Minas

Faça seu domingo feliz e vá lá almoçar com a família! Eu adorei. O ambiente é uma delícia e a comida, então… Nem se fala! Estilo buffet também e com muitas opções – importante ir com MUITA fome.

Onde fica: Av. Comendador Franco, 3506, Guabirotuba;
Funcionamento: Segunda a sábado, no almoço e jantar e domingos, somente no almoço;
Mais informações: (41) 3296-3791 e (41) 3296-7505.

Conhece outros restaurantes que não estão por aqui? Mande sua sugestão! Até a próxima.