Diferentes temas e vivências fazem parte da seleção de filmes do Olhar de Cinema, que acontece em Curitiba entre os dias 12 e 20 de junho. São dezenas de filmes, entre curtas e longas, que serão exibidos em quatro espaços da capital paranaense em mostras variadas. A seleção de filmes foi confirmada oficialmente no Cine Passeio nesta terça-feira (07) pelos curadores Gabriel Borges e Giulia Maria.
A presença de filmes que discutem questões sociais e a exibição de restaurações de clássicos fazem resgates históricos relevantes. A estreia da cópia restaurada de “Um É Pouco, Dois É Bom”, do diretor Odilon Lopez, considerado o primeiro cineasta negro do Rio Grande do Sul, será exibido na sua semana de estreia. Um destaque do cinema paranaense, “A Guerra do Pente”, de Nivaldo Lopes, de 1986, também se destaca na mostra Olhares Clássicos. A cineasta libanesa Jocelyne Saab faz parte das exibições, com uma sessão dupla: “Era Uma Vez Beirute” e “As Mulheres Palestinas”, atravessados por temas como feminismo.
Já a Mostra Foco traz o tema “Cinema de Luta”, com quatro exibições nacionais relacionadas a movimentos sociais. Gabriel Borges pontua uma pergunta norteadora para essa mostra: “Como estamos nos encaixando dentro da realidade do cinema brasileiro, qual o espaço do cinema e das representações?”. Já Novos Olhares destaca filmes que buscam lidar com radicalidade o olhar cinematográfico, seja na forma ou nas relações do cinema com a realidade. “Buscamos trazer filmes para movê-los, para colocá-los em discussão”, o curador comenta.
Na mostra Olhar Retrospectivo, o cineasta Hou Hsiao-Hsien será homenageado com a exibição de oito de seus filmes. Nascido na China Continental, em 1947, mas se mudando para Taiwan já no ano seguinte, foi nesse território que iniciou uma marcante carreira cinematográfica. Representante do “Novo Cinema Taiwanês”, chegou a ganhar prêmios em Cannes (França) e o Leão de Ouro em Veneza (Itália). No ano passado, a família de Hou anunciou sua aposentadoria, devido ao avanço de sua condição com Alzheimer, o que estimulou essa homenagem ainda em vida ao grande diretor asiático. Ganham as telas curitibanas “Tempo de Viver e Tempo de Morrer” (1985), “Poeira ao Vento” (1986), “Cidade das Tristezas” (1989), “O Mestre das Marionetes” (1993), “Adeus, Ao Sul” (1996), “Millenium Mambo” (2001), “Café Lumiere” (2003) e “A Assassina” (2015).
A Mostra Competitiva foi dividida em categorias Internacional e Brasileira, cada uma com as versões para curtas e longas-metragens. “O Olhar de Cinema de 2024 contará com estreias mundiais, reunindo produções vindas de diferentes países, como Haiti, Palestina, França, Espanha, Suécia, Líbano, entre outros, além de filmes brasileiros que chegam às telonas pela primeira vez, e abordam diferentes temas, propondo um novo olhar direcionado à sétima arte”, comenta Antonio Gonçalves Junior, diretor do Olhar de Cinema. Além de premiações de melhor direção, roteiro, atuação, direção de arte, fotografia, som, montagem e Prêmio Especial do Júri, feitas por comissão, os prêmios de Melhor Filme (curta) e Melhor Filme (longa) das duas mostras serão definidos por votação popular.
Outra novidade desta edição é a ampliação de espaços que transmitirão os filmes. As exibições acontecerão no Cine Passeio, Cinemark Mueller, Ópera de Arame e Teatro da Vila, espaço cultural no CIC. “Isso marca a expansão do festival na ocupação e reflexão, aumentando o debate e chegando a outros espaços não-centrais na cidade”, afirma Borges. O Olhar de Cinema terá ingressos a partir de R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira).
Quando: de 12 a 20 de junho
Onde: exibições acontecerão no Cine Passeio, Cinemark Mueller, Ópera de Arame e Teatro da Vila
Quanto: ingressos a R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira)
Programação completa e mais informações em olhardecinema.com.br
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.