Relembre o Parque da Mônica, que fez história em Curitiba

Parque da Mônica. Foto Barbieri + Gorski.
Foto: Barbieri + Gorski

A mais amada turma dos quadrinhos no Brasil já teve seu próprio parque em Curitiba. O Parque da Mônica funcionou na cidade por poucos anos, mas faz parte da memória das pessoas até hoje. Foram milhares de crianças que se divertiram no local, em dois anos de funcionamento. Com a estreia de “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” aos cinemas, o mais novo filme da Turma da Mônica, relembre o querido espaço para entrar no clima da turminha.

Parque da Mônica. Foto Barbieri + Gorski.

Parque da Mônica. Foto Barbieri + Gorski.

Abertura

O Parque da Mônica foi inaugurado em 18 de julho de 1998 e estava dentro do Estação Plaza Show (hoje, Shopping Estação). Foi a primeira filial do parque, que já tinha uma unidade em São Paulo (SP). O espaço de 5 mil metros quadrados foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Barbieri + Gorski com tematização da Maurício de Sousa Produções.

Parque da Mônica. Foto Barbieri + Gorski.

Parque da Mônica. Foto Barbieri + Gorski.

Eram três setores diferentes: Mundo Divertido, Mundo Curioso e Mundo dos Quadrinhos. Atrações como Laboratório do Franjinha, Teatro, Cinema 3D, Trem do Penadinho e Brinquedão, com um circuito de atividades, faziam parte do espaço. As casinhas da Rua do Limoeiro faziam parta de cenografia. A lanchonete levava o nome da Magali, destacando a imersão que o parque criava na turminha dos gibis.

Parque da Mônica. Foto Barbieri + Gorski.

Parque da Mônica. Foto Barbieri + Gorski.

O parque chegou ao fim em outubro de 2000. Foram mais de 500 mil visitantes ao longo dos dois anos de funcionamento. O empresário responsável pela atração revelou, em entrevista à Folha de Londrina na época, que havia sido investido mais de US$ 6 milhões na atração.

Outras unidades

O primeiro Parque da Mônica funcionava no Shopping Eldorado em São Paulo. Foi um dos primeiros parques temáticos indoor do país. O movimento era grande, mas mesmo assim, chegou ao fim em 2010. Outro espaço foi inaugurado em 2015, dessa vez no Shopping SP Market. O novo Parque da Mônica substituiu o Mundo da Xuxa, que fechou naquele ano. O Rio de Janeiro (RJ) também contou com espaço inspirado na turminha, entre 2000 e 2005, no Shopping Città América. Até hoje, outras atrações inspiradas nos personagens de Maurício de Sousa ainda circulam pelo país, encantando diferentes gerações.

Por Brunow Camman
09/01/2025 08h00

Artigos Relacionados

Atividades artísticas gratuitas para fazer com as crianças nas férias

“Mundo Pixar” em Curitiba: exposição é prorrogada até fim de janeiro