Uma biblioteca itinerante em formato inusitado para levar literatura ao público infantil. Essa é a Refriteca, iniciativa social desenvolvida pela Eletrolux em parceria com o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba – IPCC com o objetivo de oferecer mais informação e acesso à leitura para crianças carentes.

A Refriteca será levada para algumas Instituições sociais de contraturno escolar. O refrigerador, que armazena mais de 200 livros, permanece por 30 dias nas instituições com até 80 crianças e 50 dias naquelas com mais de 80. Após este período, outras instituições serão beneficiadas, incentivando o acesso a histórias e literatura infantil.

A ideia partiu de duas funcionárias da fábrica da Eletrolux em Curitiba e, com o apoio dos demais colaboradores da empresa, se tornou realidade em pouco tempo. Em dois dias, foram arrecadados mais de 200 livros para dar início ao projeto.

O intuito é de expandir a boa ação para Manaus (AM) e São Carlos (SP), no Brasil, além de Chile e Argentina, onde a Electrolux também possui unidades fabris. Em cada Refriteca as crianças e adolescentes podem explorar obras de literatura, infanto-juvenil, biografias, obras de culinária, artes, artesanato, política, esporte, música, saúde, livros informativos, periódicos e outros diferentes materiais de leitura como revistas e gibis.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba