E a Páscoa passou! Para os cristãos, como eu, esta data tem um significado maior: a ressurreição de Cristo, Jesus. Mas, para os demais, e inclusive os religiosos, é a época da orgia de chocolate!

Eu nunca gostei de chocolate ao leite, confesso, mas quando era criança e morava com meus pais, via a quantidade absurda de ovos de Páscoa que minhas irmãs e eles ganhavam! Minha mãe, sempre prática, quando via que a comilança não ia pra frente, recolhia os ovos da ‘galera’ e picava em pedaços pequenos – aí vem a maldade – e colocava em frente à televisão para o povo ‘beliscar’. Ainda assim sobrava muito chocolate e lá ia ela, naquela época sem internet, afundar-se nos livros de culinária para achar o que fazer com as sobras.

Hoje eu vou facilitar a vida de vocês! Descubram aqui o que fazer com aquele monte de chocolate herdado da época mais doce do ano. Ah… Todas as receitas são rápidas e práticas, porque a semana é muito corrida e ninguém quer se afundar na cozinha!

#1 – Croissant de Chocolate, by Nigella Lawson

(Essa tirei de um livro dela que eu AMO: o Nigella Express – mamães e donas de casa, vale a pena deixá-lo na cozinha, principalmente para os dias de visitas de última hora).

Ingredientes

– Massa folhada (compra pronta, congelada no mercado… Baratinho, dura eternamente!)

– 100g de chocolate (ao leite ou meio amargo, como quiser)

– 1 ovo batido

Como fazer: preaqueça o forno a 220 graus, abra a massa folhada em quadrados pequenos (quantos croissants você quiser fazer), coloque um pedaço de chocolate dentro (cerca de 1cm – não pode ser muito grande senão vaza na hora de assar) e enrole a massa folhada, como um rocambole. Depois, pincele o ovo batido em cima das massas e leve para assar por, mais ou menos, 15 minutos ou até ficarem dourados e crescidos. É importante lembrar que cada forno é diferente. O meu assa super rápido, então não posso deixar nada nele sem ficar o tempo todo de olho.

croissant-nigella-sobra-chocolate-pascoa-receitas

#2 – Brigadeiro de microondas, by Rita Lobo

(Essa receita eu tirei do livro Pitadas da Rita. O livro é incrível, vale o investimento. Tem dicas para todas as ocasiões).

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado

– 2 colheres de chocolate (dá uma ralada nele, assim fica mais fácil medir)

– 1 colher (sopa) de leite

– 1 colher (sopa) de manteiga

Como fazer: numa tigela, misture o chocolate e o leite até virar uma pasta. Depois adicione os demais ingredientes – é importante ser um refratário alto para não fazer lambança no microondas. Leve ao micro a mistura e cozinhe por dois minutos, em potência alta. Tire, mexa a mistura e depois leve ao micro por mais três minutos, pausando para mexer a cada um minuto! O brigadeiro vai ficar com uma cara talhada, é isso mesmo! Mexa bem com um batedor ou colher de pau até ficar lisinho e volte ao micro por mais um minuto, pausando para mexer na metade do tempo! Depois, só esfriar e correr pro abraço! hehehe.

#3 – Calda de chocolate, by me

(Sim, um dia, na falta de chocolate em pó, usei uma barra da cacau show que estava há séculos na geladeira. Deu super certo e, segundo críticas, estava incrível!).

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado

– 1 barra pequena de chocolate

– 1 colher de sopa de leite

– Meia caixinha de creme de leite

Como fazer: coloca tudo, menos o creme de leite, no forno. Mexe até ficar em ponto de brigadeiro e depois, com o fogo desligado, adiciona o creme de leite até ficar uma mistura homogênea. Eu cobri um bolo de cenoura, mas pode ser usado para o que você achar melhor! 🙂

#4 – Mousse de chocolate de liqüidificador

Ingredientes

– 4 ovos

– 2 tabletes (180 g cada) de chocolate meio amargo picados (dá certinho com o ao leite! só fica mais docinho)

– 4 folhas de gelatina incolor e sem sabor (esse é um ingrediente que deve sempre ter na sua cozinha!)

– 1/2 xícara (chá) de água quente

– 1/2 xícara (chá) de açúcar

– 1 lata de creme de leite

Como fazer: separe as claras e bata em neve. Reserve! Derreta o chocolate em banho maria, dissolva a gelatina na água quente. Bata no liqüidificador as gemas com açúcar, adicione a gelatina dissolvida o chocolate derretido, o creme de leite, batendo até obter uma mistura homogênea. Misture, delicadamente, a mistura às claras em neve, distribua em taças e leve à geladeira. Pronto!

#5 – Bolo Mármore, by Tudo Gostoso

Ingredientes

– 4 ovos

– 2 xícaras de açúcar

– 4 colheres de sopa de margarina

– 1 xícara de leite morno

– 3 xícaras de farinha de trigo

– 2 colheres de sopa de chocolate ralado

– 1 colher de sopa de fermento em pó

Como fazer: no liqüidificador bata os ovos, o açúcar e a margarina. Acrescente o leite aos poucos e a farinha de trigo, coloque o fermento. Adicione metade do bolo na forma redonda e no restante da massa, adicione o chocolate e coloque na forma, também. Asse por 45 minutos em temperatura média!

Gostou das dicas? E você, o que faz com os chocolates que sobram, se é que resta alguma coisa pra contar história!? Compartilhe conosco!