Receita super fácil e rápida, ela é exatamente o que se propõe a ser: um sanduíche. Desde que eu comecei a trabalhar com eventos, me chamou muito atenção a adesão ao sanduíche de pernil, este que é um clássico da gastronomia paulistana.

A versão no mini pão francês ficou saborosa e elegante, e a mostarda dijon combinava perfeitamente. Foi em outro evento, trabalhando para uma chef, que veio a ideia de adicionar o queijo estepe e o pepino, ela me pediu que criasse uma maionese de alho, como seria servido em coquetel, logo me veio a ideia de assá-los para suavizar o sabor. Dessa vez fizemos em grandes baguetes e fatiamos. Então, resolvi adaptar em um dos meus pães favoritos para lanches, a ciabatta.

É ótimo para um coquetel, receber amigos, e em tempos de quarentena, um jeito legal de sair do misto quente, mesmo para amadores na cozinha. Sem contar que é sempre um ótimo gancho para as sobras do pernil do almoço de domingo. Vou reforçar aqui a dica que eu deixei no modo de preparo, algumas pessoas acham a mostarda dijon muito forte, e isso pode variar de marca para marca, se esse for o seu caso, dilua com um pouco de creme de leite.

Retira Fácil com Festval

O “Cozinhando com o CC” conta com um parceiro maravilhoso, o Super Festval. E claro que essa nova parceria chegaria até você, nosso leitor. Os ingredientes listados abaixo estão linkados com os produtos na loja on-line “Retira Fácil” do Festval, assim, você pode comprar tudo de forma digital e só ir na loja retirar os produtos, em segurança. Depois, é só se aventurar na cozinha.

RECEITA – SANDUÍCHE DE PERNIL

(rendimento 2 sanduíches grandes  – clique nos ingredientes para ir ao “Retira Fácil” do Festval)

  • INGREDIENTES

– 2 ciabattas;

4 colheres de sopa de maionese;

Mostarda Dijon;

– 60g de queijo estepe;

160g de pernil em lascas,

1 cabeça de alho;

4 pepinos em conserva.

 

  • MODO DE PREPARO 

– Asse o pernil de acordo com as instruções da embalagem;

– Corte os pepinos em rodelas, se eles já não vierem assim;

– Embrulhe a cabeça de alho em papel alumínio e leve para assar por 30 minutos a 200°C;

– Retire do forno e espere esfriar;

– Aperte os dentes de alho, eles devem sair da casca facilmente, como um creme;

–  Misture o alho com a maionese;

– Corte as ciabattas ao meio e passe de um lado a maionese de alho, e do outro mostarda dijon (Dica: se você achar a mostarda muito forte, dissolva com um pouco de creme de leite);

– Em uma chapa ou frigideira bem quente, disponha as lascas de pernil e as fatias de queijo estepe, jogue uma colher de água e tampe. O calor auxiliará o derretimento do queijo;

– Coloque as rodelas de pepino em conserva por cima e transfira para o pão.

– Volte o sanduíche inteiro para a chapa ou frigideira e aqueça bem dos dois lados, até dourar levemente o pão.

Espero que gostem e nos vemos na próxima receita!