O “pequeno bolo” em francês, nada mais é que um bolo que assou por fora e não por dentro. De origem um pouco incerta, o único consenso que se tem é de que essa sobremesa nasceu de um erro que fez sucesso com a clientela.

Uns dizem que um chef em Nova Iorque errou no tempo do forno, outros dizem que um francês se atrapalhou na quantidade de farinha. O fato é que ninguém resiste a esse bolinho que quando partido escorre e fica uma delícia acompanhado de uma bola de sorvete. Partindo da história as dicas são lógicas, pouco tempo de forno (entre 7 e 10 minutos) e pouca farinha, apenas o suficiente para estruturá-lo sem deixar o gosto na massa. É bem difícil acertar o tempo de um forno, especialmente esses que temos em casa, mas ninguém vai conhecê-lo melhor que você mesmo. USE UM PARA TESTE.

No meu são 8 minutos e 20 segundos a 220C em um forno pré-aquecido em temperatura máxima. Deixar a massa um tempo na geladeira antes também ajuda. Você pode soltar a criatividade e fazer diversas variações dessa receita: chocolate, chocolate branco, goiabada e o que mais sua criatividade permitir. Há quem diga que sua introdução nos cardápios brasileiros foi através do MasterChef Erick Jacquin. Mesmo depois de alguns anos, esse sucesso dos anos 90 continua conquistando paladares e mostrando que veio para ficar.

Retira Fácil com Festval

O “Cozinhando com o CC” conta com um parceiro maravilhoso, o Super Festval. E claro que essa nova parceria chegaria até você, nosso leitor. Os ingredientes listados abaixo estão linkados com os produtos na loja on-line “Retira Fácil” do Festval, assim, você pode comprar tudo de forma digital e só ir na loja retirar os produtos, em segurança. Depois, é só se aventurar na cozinha.

RECEITA – PETIT GATÊAU

(rendimento: 3 a 4 bolinhos do tamanho de um cupcake  – clique nos ingredientes para ir ao “Retira Fácil” do Festval)

  • INGREDIENTES 

20g de farinha de trigo;

40g de açúcar;

1 ovo;

100g doce de leite;

50g de manteiga sem sal;

Sorvete de creme;

Geleia de morango;

Mirtilos, amoras e hortelã para finalizar.

 

  • MODO DE PREPARO  

– Em um bowl, que possa ir ao micro-ondas aqueça a manteiga e o doce de leite por 25 segundos e misture bem;

– Adicione à mistura a farinha e o açúcar peneirado e misture até obter uma massa homogênea;

– Por fim misture o ovo e mexa novamente;

– Leve para assar em formas individuais untadas no forno pré-aquecido à temperatura máxima, por entre 7 a 10 minutos à 220C;

– Cubra com a geleia, compondo com hortelã e amoras e mirtilos e sirva com sorvete. 

Espero que gostem e nos vemos na próxima receita!