Dia dos Namorados chegando e podemos dizer que fondue é um clássico da data. O prato conta muitos pontos a seu favor, seja pelo sabor dos bons queijos utilizados no preparo, seja pela ideia de comer sem pressa e sem esfriar a comida, ou pela atmosfera que se cria entorno de uma panela borbulhante acompanhada de uma taça de vinho.

Fondue” vem de “fundir” queijos derretidos.  Dizem que esse clássico suíço surgiu nos alpes, como forma de aproveitar as sobras de queijos muito produzidos na região e pães amanhecidos, em períodos de necessidade. A partir da década de 60, foi levada por chefes de cozinha a restaurantes no mundo todo, começando por Nova Iorque e reinventando o ritual da alimentação, ganhando outras variações como as fondues de carnes, chocolate e por aí vai. A panela clássica de fondue é chamada de caquelon, nada mais é que um rechaud de cerâmica, mas existem variações em vidro, ferro, inox etc.

Sobre esta receita, a cachaça é fruto de uma adaptação brasileira – obviamente -. Cada vez mais, a bebida tem se mostrado uma excelente aliada na minha cozinha para balancear pratos com excesso de gordura. Já o amido de milho é importante para uniformizar a “massa” fundida evitando que as gorduras se separem e fiquem boiado sobre a mistura. A escolha de bons queijos é também fundamental para o aspecto mais uniforme, razão pela qual sempre existe uma porção significativa de Gruyére ou Emmenthal nas receitas. A combinação desses dois queijos citados é, inclusive, a minha favorita. O queijo Estepe pode ser uma boa pedida para reinventar o sabor com um toque mais leve, frutado e ligeiramente adocicado. Para quem gosta de sabores mais intensos, adicionar um pouco de gorgonzola é a sugestão.

Retira Fácil com Festval

O “Cozinhando com o CC” conta com um parceiro maravilhoso, o Super Festval. E claro que essa nova parceria chegaria até você, nosso leitor. Os ingredientes listados abaixo estão linkados com os produtos na loja on-line “Retira Fácil” do Festval, assim, você pode comprar tudo de forma digital e só ir na loja retirar os produtos, em segurança. Depois, é só se aventurar na cozinha.

RECEITA – FOUNDUE DE QUEIJO

(clique nos ingredientes para ir ao “Retira Fácil” do Festval)

  • INGREDIENTES 

300g de queijo Gruyére;

300g de queijo Estepe ou Emmenthal;

½ xícara de vinho branco seco;

40ml de cachaça;

1 colher de sopa de amido de milho;

1 dente de alho;

Noz moscada a gosto.

 

  • PARA ACOMPANHAR

– Mini cenouras;

– Mini Batatas;

– Brócolis;

– Pão Italiano.

  • MODO DE PREPARO   

– Em uma panela própria para fondue esfregue o dente de alho;

– Adicione o vinho branco e em fogo bem baixo deixe reduzir pela metade (em torno de 10 minutos);

– Despeje os queijos na redução do vinho e mexa até que derretam;

– Dilua a maisena na cachaça e adicione à mistura;

– Finalize com noz moscada (uma pitada é o suficiente).

  • ACOMPANHAMENTOS

 – Cozinhe legumes temperados com sal e pimenta no vapor, como mini cenouras, mini batatas, brócolis;

– Fatie pães variados em cubinhos, eu adoro o Italiano.

Espero que gostem e nos vemos na próxima receita!

You have Successfully Subscribed!