
Dia dos Namorados chegando e podemos dizer que fondue é um clássico da data. O prato conta muitos pontos a seu favor, seja pelo sabor dos bons queijos utilizados no preparo, seja pela ideia de comer sem pressa e sem esfriar a comida, ou pela atmosfera que se cria entorno de uma panela borbulhante acompanhada de uma taça de vinho.
“Fondue” vem de “fundir” queijos derretidos. Dizem que esse clássico suíço surgiu nos alpes, como forma de aproveitar as sobras de queijos muito produzidos na região e pães amanhecidos, em períodos de necessidade. A partir da década de 60, foi levada por chefes de cozinha a restaurantes no mundo todo, começando por Nova Iorque e reinventando o ritual da alimentação, ganhando outras variações como as fondues de carnes, chocolate e por aí vai. A panela clássica de fondue é chamada de caquelon, nada mais é que um rechaud de cerâmica, mas existem variações em vidro, ferro, inox etc.
Sobre esta receita, a cachaça é fruto de uma adaptação brasileira – obviamente -. Cada vez mais, a bebida tem se mostrado uma excelente aliada na minha cozinha para balancear pratos com excesso de gordura. Já o amido de milho é importante para uniformizar a “massa” fundida evitando que as gorduras se separem e fiquem boiado sobre a mistura. A escolha de bons queijos é também fundamental para o aspecto mais uniforme, razão pela qual sempre existe uma porção significativa de Gruyére ou Emmenthal nas receitas. A combinação desses dois queijos citados é, inclusive, a minha favorita. O queijo Estepe pode ser uma boa pedida para reinventar o sabor com um toque mais leve, frutado e ligeiramente adocicado. Para quem gosta de sabores mais intensos, adicionar um pouco de gorgonzola é a sugestão.
O “Cozinhando com o CC” conta com um parceiro maravilhoso, o Super Festval. E claro que essa nova parceria chegaria até você, nosso leitor. Os ingredientes listados abaixo estão linkados com os produtos na loja on-line “Retira Fácil” do Festval, assim, você pode comprar tudo de forma digital e só ir na loja retirar os produtos, em segurança. Depois, é só se aventurar na cozinha.
(clique nos ingredientes para ir ao “Retira Fácil” do Festval)
– 300g de queijo Estepe ou Emmenthal;
– ½ xícara de vinho branco seco;
– 1 colher de sopa de amido de milho;
– Mini cenouras;
– Mini Batatas;
– Brócolis;
– Pão Italiano.
– Em uma panela própria para fondue esfregue o dente de alho;
– Adicione o vinho branco e em fogo bem baixo deixe reduzir pela metade (em torno de 10 minutos);
– Despeje os queijos na redução do vinho e mexa até que derretam;
– Dilua a maisena na cachaça e adicione à mistura;
– Finalize com noz moscada (uma pitada é o suficiente).
– Cozinhe legumes temperados com sal e pimenta no vapor, como mini cenouras, mini batatas, brócolis;
– Fatie pães variados em cubinhos, eu adoro o Italiano.
Espero que gostem e nos vemos na próxima receita!

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.