Paçoca é uma palavra de origem indígena que significa esmigalhar. Anteriormente feita com carne e farinha de mandioca, com o passar do tempo ganhou outras versões, incluindo a clássica de amendoim presente em festas juninas em todos os cantos do Brasil. Essa receita faz jus a expressão “receita de bolo”. Fácil e rápida vai trazer a alegria das festas típicas para o seu café da tarde e surpreender os convidados quando pedirem para você levar um prato doce pro arraial. Eu amo cozinhar o leite condensado, mas você pode usar também um bom doce de leite.

Retira Fácil com Festval

O “Cozinhando com o CC” conta com um parceiro maravilhoso, o Super Festval. E claro que essa nova parceria chegaria até você, nosso leitor. Os ingredientes listados abaixo estão linkados com os produtos na loja on-line “Retira Fácil” do Festval, assim, você pode comprar tudo de forma digital e só ir na loja retirar os produtos, em segurança. Depois, é só se aventurar na cozinha.

RECEITA – BOLO DE PAÇOCA

(clique nos ingredientes para ir ao “Retira Fácil” do Festval)

  • INGREDIENTES 

1 xícara de leite;

1 e ½ xícara de açúcar;

2 e ½ xícaras de farinha de trigo;

¾ xícara de óleo;

3 ovos;

1 xícara de paçoca esfarelada;

1 colher de sopa de fermento;

1 lata de leite condensado;

8 paçocas de rolha para decorar.

 

  • MODO DE PREPARO    

– Em uma panela de pressão coloque a lata de leite condensado sem o rótulo, cubra com água e cozinhe por 20 minutos;

– Em um liquidificador ou batedeira, misture primeiro: Ovos, leite e óleo, depois açúcar, paçoca esfarelada, farinha aos poucos e, por fim, o fermento.

– Leve para assar entre 180 C a 200 C por aproximadamente 40 minutos;

– Desenforme e cubra todo o bolo com o leite condensando cozido. Eu gosto de dar uma batida nele com um fouet antes para deixar o creme mais liso;

– Quebre algumas paçocas para polvilhar por cima e deixe outras inteiras para decorar.

You have Successfully Subscribed!