Razões Africanas: Curitiba recebe documentário sobre a as origens do blues, jongo e rumba

Documentário Razões Africanas. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

A partir de 21 de novembro, Curitiba irá exibir nos cinemas o documentário “Razões Africanas”. A produção brasileira aborda a influência da diáspora africana na formação de três ritmos musicais: jongo, rumba e blues. 

Filmado em seis países diferentes, Brasil, Cuba, Estados Unidos, Angola, Congo e Mali, o longa é dirigido por Jefferson Mello e acompanha três personagens que representam cada um dos gêneros, e mesclam seus depoimentos com imagens do cotidiano de cada um. O filme conta também com a participação de pesquisadores e especialistas nos assuntos abordados.

Temporada de exibições

Com estreia nacional marcada para 21 de novembro, “Razões Africanas” passou por uma temporada de exibições especiais entre 2023 e 2024, sendo selecionado para mais de dez festivais de cinema no Brasil e no mundo. Foi o vencedor do prêmio de “Melhor Documentário Especial” no Festival Cinema on the Bayou, em Louisiana (EUA), e “Melhor Documentário” no Festival Internacional de Cinema Africano da Argentina. Nos dias 01 e 02 de novembro, também teve sessões especiais em Angola.

 Jongo, rumba e blues

Originado no Brasil Colônia, o jongo é uma dança trazida pelos africanos e desenvolvida no país na região do sudoeste. É considerado Patrimônio Imaterial Brasileiro e sua finalidade é cultuar os ancestrais e consolidar suas tradições. Já a rumba chegou à Cuba em meados do século XVI através das pessoas escravizadas pelos espanhóis. As três modalidades do gênero são o yambu, guaguancó e columbia, e é dançado em pares. O blues chegou ao território estadunidense pelo sul do país ao final do século XIX, e tem como precursor o cantor William Christopher Handy. Seu ritmo tem caráter “melancólico”, e é cantado em tons mais graves.

Produção

O filme é uma realização da Tremè Produções, em coprodução com a Carmela Conteúdos, e conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da A&M Álvares Marsal. Será distribuído em 14 estados brasileiros também pela Tremè Produções.

SERVIÇO – DOCUMENTÁRIO “RAZÕES AFRICANAS” EM CURITIBA

Quando: 21 de novembro  de 2024 (quinta-feira)

Mais informações: no Instagram da Treme Produções.

Por Yasmin Luz
08/11/2024 10h00

Artigos Relacionados

Festival Varilux homenageia Alain Delon a partir desta quinta-feira (07)

Crítica: “Ainda Estou Aqui” traz sensibilidade ao lidar com memória da ditadura