
A escritora curitibana Rai Gradowski estreia na literatura com “Cercas Vivas” (Editora Zouk), romance que está em pré-venda e combina amadurecimento, dilemas morais e um vínculo interrompido pelos trânsitos da juventude. Narrado em primeira pessoa por Bianca, a obra acompanha a jovem que, ao herdar a casa da avó, precisa lidar com as memórias afetivas do lugar, revisitar os sentimentos da adolescência e enfrentar o mistério que envolve o passado familiar. O livro, que conta com texto de orelha da escritora Julia Dantas e blurb de Carol Bensimon, será lançado em Curitiba no dia 30 de outubro, quinta-feira, às 18h30, na Livraria Telaranha (Rua Ébano Pereira, 269, Centro).
Dividido em 18 capítulos, o livro se destaca pelo ritmo fluido, a linguagem visual e a construção de personagens que dialogam com experiências urbanas contemporâneas. O envolvimento da autora com a narrativa e com as personagens foi tão intenso que quase a impediu de finalizar a obra: “Comentei desse sentimento com minha namorada e ela me respondeu que elas iam começar a existir de verdade, nascendo pro mundo, e é o que está acontecendo agora”, celebra.
“Por reconhecer ali uma vivência lésbica perto da minha realidade, da minha geração, percebi que também era sobre isso que eu queria escrever, porque era isso que de certa maneira eu queria ler”, explica Rai.
Com linguagem fluida e coloquial, Rai imprime nas páginas uma ficção realista que explora dilemas morais e afetivos a partir de um enredo aparentemente cotidiano. Com referências que evocam o imaginário dos anos 1990 e 2000 — de cadernos da Tilibra a trilhas sonoras com The Calling —, “Cercas Vivas” dialoga diretamente com a geração millennial. Entre locadoras de filmes e tardes dividindo fones de ouvido, a narrativa revisita a adolescência, transformando memórias em um tecido literário que costura mistério, amadurecimento e identidade.
A ideia para “Cercas Vivas” surgiu em 2021, durante uma oficina de romance com a escritora Carol Bensimon. A ambientação em Curitiba nasceu da observação cotidiana: uma casa de esquina, vista de sua varanda, se transformou no cenário central da história. A partir daí, a trama foi lapidada em oficinas da Baubo, sob orientação das escritoras Julia Dantas e Cacá Joanello. O projeto amadureceu ao longo de dois anos até ser concluído em 2024.
Herdar uma casa talvez seja o sonho de muita gente, mas para Bianca, protagonista da obra, significa muito mais do que ganhar autonomia: é também herdar uma história. “Retornar para um território da infância significa abandonar a posição de neta, descobrir a mulher que ela
conheceu apenas sob o manto de avó e perceber que havia ali muito mais camadas de complexidade”, analisa Julia Dantas. “Dessas descobertas, surge para Bianca um dilema moral, e ela precisará tomar uma decisão capaz de afetar não apenas a sua vida, mas a de muitas a seu redor.”
Segundo Julia, o romance explora noções de identidade, pertencimento e justiça em uma narrativa que oscila entre intimidade e suspense:“‘Cercas Vivas’ transita entre o quintal de casa, o bairro afastado do centro e as mesas de bares. Rai constrói um cenário urbano, mas fincado na natureza, e um ritmo dinâmico, mas marcado pelas hesitações da incerteza.”
Rai Gradowski nasceu em 1989, em Curitiba (PR), onde vive até hoje. É advogada formada pela UFPR (2018) e especialista em Escrita Criativa pela PUCRS (2025). Também é graduada em Farmácia (PUCPR, 2011) e mestre em Farmacologia (UFPR, 2013). Desde 2021, assina a coluna de autoficção .docx, publicada no Curitiba Cult e no Substack. Em 2023, teve o conto Imposições selecionado para a coletânea Imagens de Coragem (Editora Patuá). Em 2025, o conto Cascas foi selecionado no concurso II Novas Leituras Curitibanas, e publicou na coletânea organizada por Ana Emília Cardoso, “Curitiba Inimaginável” (Arte&Letra), ao lado de escritores da cena curitibana como Dalton Trevisan, Giovana Madalosso, Cristovão Tezza, Pedro Guerra, Laís Graf, Luiz Felipe Leprevost e Pedro Jucá. Entre suas influências literárias estão Carol Bensimon, Julia Dantas, Natália Borges Polesso, além de autoras internacionais como Bernardine Evaristo, Samantha Schweblin e Fernanda Melchor.
“Cercas Vivas” está disponível no site da Editora Zouk.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.