No próximo dia 24 de março, terça-feira, o Projeto 12 x 12 vai debater o livro “Jornada do Herói”, de Joseph Campbell, base de muitos roteiros cinematográficos de sucesso. Este ano, a terceira temporada do projeto desenvolvido pela designer e produtora cultural Ana Camargo comemora os 120 anos do cinema. O convidado para o bate-papo é Luiz Gustavo Vilela, jornalista e crítico de cinema.

Para o crítico de cinema, quando se entende de quê as histórias são feitas, é possível alterar as proporções, a ordem e até mesmo ocultar ou sofisticar determinado fato para criar narrativas mais complexas e instigantes. “Acho que a única coisa tão divertida quanto assistir a um bom filme é ter a oportunidade de conversar sobre bons filmes. Isso também é parte do trabalho do crítico: ampliar a discussão sobre cinema com as pessoas”, comenta.

Vilela acha que a oportunidade de falar sobre a produção cinematográfica dialogando com o público do Projeto 12 x 12 abre a possibilidade para novas leituras com diferentes olhares.

Jornada de Campbell

A Jornada de Campbell enumera 12 estágios nos quais o herói sai do mundo comum para enfrentar situações que o desafiam a criar coragem e prosseguir a jornada. Neste caminho, surgem um mentor, aliados e opositores e o protagonista evolui a partir do aprendizado até retornar ao seu mundo comum, original, transformado. É a trilha que todos percorrem  até conquistar uma meta, com as dificuldades de cada etapa. Todos os dias vive-se uma jornada. Toda escolha, desafio e relacionamento estão pautados por um objetivo.

Além de roteiros de cinema, a obra de Campbell é base de seriados, novelas e também video games. Ainda é empregada em treinamentos empresariais como ferramenta de motivação e organização de metas. O  roteiro de Guerra nas Estrelas, de George Lucas, é um bom exemplo que segue o passo-a-passo descrito por Campbell. O Projeto 12 x 12 é aberto ao público, a partir das 19h30 no auditório da Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel, em Curitiba.

Projeto 12 x 12 debate “Jornada do Herói”, de Joseph Campbell – Serviço

Onde: Livraria da Vila (Shopping Pátio Batel  – Avenida do Batel, 1868 piso L3)

Quando: 24 de março (terça-feira)

Horário: 19h30

Quanto: R$ 45,00 inteira e R$ 22,50 meia