Samba, rock, música eletrônica, invasão zumbi. Mantendo a proposta iniciada em 2013, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) transforma mais uma vez o Carnaval de Curitiba numa comemoração multicultural, que acontece entre os dias 25 de janeiro e 17 de fevereiro em toda a cidade.

A Marechal Deodoro novamente será o grande “palco” da festa. A Rua recebe mais uma vez o Desfile das Escolas de Samba no dia 14 de fevereiro e duas apresentações do tradicional bloco Garibaldis e Sacis, dias 25 de janeiro e 8 de fevereiro – este último tendo como convidados a Orquestra Contemporânea de Olinda. E repetindo os últimos dois anos, o bloco faz uma saída no bairro Sítio Cercado, onde desfila pela Avenida São José dos Pinhais, no dia 7 de fevereiro.

Música eletrônica 

Já no dia 1º de fevereiro, a Marechal Deodoro abre espaço, pela primeira vez, a um trio elétrico de música eletrônica, projeto realizado em parceria com o Club Vibe e a Academia Internacional de Música Eletrônica (AIMEC). Entre os DJs escalados, destaque para a dupla paulista Dashdot. A escalação tem ainda HNQO, Rolldabeetz, Aninha e Mateus B.

Carnaval do rock e do horror

O Curitiba Rock Carnival, realizado em parceria com o Psycho Carnival, novamente tomará conta do estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba nos dias 14 e 15 de fevereiro. Com 14 bandas confirmadas, os destaques são os curitibanos da Relespública, que fecham a festa no dia 15, e a banda norte-americana Man or Astro-man?,que se apresenta no dia 14.

Outra marca já tradicional do Carnaval de Curitiba, a Zombie Walk – marcha que reúne milhares de amantes do gênero de horror – acontece no dia 15 de fevereiro. Considerada uma das maiores marchas de “desmortos” no Brasil (ano passado reuniu mais de 15 mil pessoas), este ano terá algumas novidades, como um casamento zumbi e apresentações artísticas. O trajeto da marcha será divulgado na próxima semana.

Mais opções

O Carnaval 2015 será completado pelos ensaios das Escolas de Samba (calendário a ser divulgado na próxima semana); pela escolha do Cortejo Real no dia 30 de janeiro; pelo Baile da Terceira Idade, que acontece no dia 10 de fevereiro no Clube Curitibano (em parceria com a FAS); pelo Carnaval Gospel, que acontece no dia 17 de fevereiro, no TUC (na Galeria Júlio Moreira, no Largo da Ordem); e pelos Bailes de Carnaval nas Regionais (dias 16 e 17 de fevereiro).

Foto: Bruna Teixeira