Programa Guritiba apresenta oficinas sobre cinema e animação

O Programa Guritiba — projeto cultural e social que tem como principal foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e suas famílias — traz em sua programação de agosto oficinas de cinema e animação, uma apresentação de teatro infantil e também um curso voltado para pais e educadores.

A primeira oficina é a “Brinquedo ótico: fenaquistoscópio”, abordando a importância de brinquedos óticos para a invenção do cinema e do desenvolvimento dos filmes de animação. Os participantes poderão produzir o seu próprio fenaquistoscópio com itens do cotidiano — cartolina branca, compasso, régua, tesoura, um palito de sorvete, fita adesiva, alfinete, um pedaço de borracha e lápis de cor — com a mentoria de Gustavo Castro, que é diretor, diretor de fotografia, piloto de drone e editor. O curso online e gratuito estará disponível de 23 de agosto até 30 de novembro, no site

Já a segunda é a “Animação em Stop Motion”, onde os participantes poderão aprender a dar vida a objetos e criar filmes de animação com a técnica. Para participar, será necessário instalar o aplicativo Stop Motion Studio em seu celular, além de objetos como roupas, brinquedos, enfeites ou qualquer outro objeto que o participante queira animar. A oficina será ministrada pela roteirista, diretora e produtora audivisual Juliana Sanson. 

As duas oficinas ficarão disponíveis gratuitamente de 23 de agosto até 30 de novembro, no site do Programa Guritiba.

Espetáculo “Fuzuê do Pererê” segue na programação

O espetáculo infantil “Fuzuê do Pererê”, do Grupo Tupi Pererê, foi um sucesso e continua na programação, festejando os ritmos brasileiros, as histórias, as adivinhas, as parlendas e outras expressões do universo infantil. A peça traz jogos cantados e contos da cultura popular, brincadeiras e um mix de canções autorais e populares de forma lúdica, interativa e recreativa.

Os integrantes grupo são artistas que também se dedicam às salas de aula como professores. “Fuzuê do Turerê”  será transmitido em várias sessões online no dia 28 de agosto, das 9h às 21h, pelo site do Programa Guritiba. O espetáculo conta com tradução em Libras e, também, opção de audiodescrição. Além do espetáculo, o Programa Guritiba também disponibiliza em seu site ilustrações que trazem o conteúdo artístico do espetáculo, para que crianças pintem e brinquem em casa.

Teatro Lambe Lambe para seu feito em casa

O Programa Guritiba também contará com programação para os pais e educadores. Em sua última oficina, recebeu a cenógrafa Lu Grecco, do Castelo Rá-Tim-Bum, e agora trará a Trágica Cia de Artes, com Inecê Gomes, conhecida atriz bonequeira, e Jacques Beauvoir, atriz e bacharel em Direito. O curso será sobre a construção do Teatro Lambe-Lambe, onde o espectador espia um espetáculo dentro de uma caixa. O Lambe-Lambe é uma manifestação artística genuinamente brasileira, criado por duas pedagogas e bonequeiras nordestinas, Denise di Santos e Ismine Lima. O projeto disponibilizará nove vídeo-aulas gravadas e realizará encontros semanais de mentoria pela plataforma Zoom. Para se inscrever, basta acessar o site do Programa Guritiba.

Por Julia Schneider
24/08/2021 12h19