
Se tem uma coisa que me deixa passado (é gritar comigo sem eu ter feito nada? sdds Kelly Key) é a prática quase que inerente que a galera tem de considerar genial tudo o que é produzido fora, seja fora do seu estado, da sua cidade ou do seu país. É quase a mesma irritação, só que um pouco pior, que tenho com quem quer conhecer o mundo inteiro, mas nem se importa em saber o que acontece na própria quadra em que reside.
Eu já conversei aqui com vocês sobre como existe um universo de possibilidades no trajeto da nossa casa até o trabalho e também mostrei como Curitiba produz muito conteúdo artístico acessível para toda a população, como o que acontece há três anos no Tijucão Cultural.
Inclusive, foi a partir do Tijucão que pensei em produzir este texto apresentando a você gente como a gente, que está aqui do nosso ladinho produzindo muito, e que precisamos valorizar. Afinal, se você ainda acha que santo de casa não faz milagres, queridinha, você está rezando errado (?).
Lá no Tijucão Cultural rolaram trabalhos incríveis, o que inclui performances e intervenções de diferentes tipos. Eu acompanhei de pertinho a performance “Sobre Luz e Sombra”, vivenciada por duas atrizes aqui da capital e que estão sempre em cartaz com peças maneiríssimas, como esta aqui, para a qual fui convidado e vou com certeza. Bora?
Na ocasião, a performance movimentou o 4º andar do Tijucão e lotou os corredores. Tivemos acesso a um vídeo que registrou tudinho, e é claro que queremos compartilhar com vocês:
“Sobre Luz e Sombra”: Andreia Porto, Sissa Stecanella e Henrique Helstrom.
Captura de imagens e edição: Sérgio J.
Outro ponto bastante relevante e que sempre devemos levantar é o “feito à mão”. Em tempos de produção em série e consumo bem louco, contar com peças lindas carinhosamente feitas à mão é raridade, mas a gente encontrou quem faça por aqui, aliás, quem faça coisas lindas por aqui, capazes de deixar a sua casa maravilhosa ou até mesmo servir de presente para o seu miguxo secreto neste fim de ano. Tem roupa, tem sapato, tem objetos de decoração, tem tudo!
O Ateliê Nat Petry, por exemplo, mostra para as vovós que o tricô e o crochê ainda estão em alta, mas repaginados e com referências superatuais, que são produzidas, inclusive, com materiais sustentáveis, como estes crochepôs fofuras que são feitos com um fio que é de sobras de malhas. Xonei <3.
E O QUE DIZER DESTA PEÇA?
No Tijucão também encontramos sapatos maravilhosos da marca curitibana Oficina da Gasp. Todos são únicos e costurados minuciosamente por mãos hábeis. É moda de altíssimo bom gosto e de muita sensibilidade.
Ainda no Tijucão, tivemos acesso a ilustrações lindas de diferentes artistas que, obviamente, aplicam técnicas singulares na hora de produzir. Em um dos andares do prédio, dentro de um salão de beleza, nos deparamos com os desenhos do Marcelo Fiedler, tudo pensado com muita cor para encantar os olhos.
Mais acima, nos andares superiores, conhecemos a produção do ilustrador Amorim. Passeando entre manipulações digitais, colagens e pinturas, o artista apresenta conceitos fortes e esteticamente instigantes em suas telas, que estão disponíveis à venda na page dele no Facebook. Separei alguns exemplos que me encantaram só para deixar você curioso.
Fotografia? Aham, temos por aqui! Conversei com o fotógrafo Bruno Claro e conheci um pouquinho do trabalho dele ao vivo, mas, tendo em vista que sou curioso como o capeta (senhor capeta, entenda que esta frase foi apenas um recurso de linguagem bobo, ok?), “dei um Google” para bizoiar o que mais o nosso companheiro de cidade tem clicado e, olha, aqui do alto do meu conhecimento sobre fotografia (pff), gostei do que vi.

Serei clichê se dizer que a beleza está nos olhos de quem vê? Sim, mas e daí, né? Mais uma do Bruno.
Valorizar a produção artística local é um dos objetivos do Curitiba Cult, e outro muito importante é compartilhar com você estas informações preciosas e relevantes (talvez por isso você esteja lendo este texto). Mostramos o que é que Curitiba tem e afirmamos: você faz parte de tudo isso, pode se orgulhar. =)

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.