A moral da história com Priscilla é nunca acreditar demais no hype. Depois de ser exibido no Festival de Veneza, o novo longa de Sofia Coppola foi levado às alturas pela crítica. E de fato, o filme tem seu valor e sua destreza. Mas tão importante quanto os pontos fortes, são as fraquezas. Brilhante e repugnante ao mesmo tempo, o lançamento poderia aproveitar exponencialmente de uns 30 minutos a mais de tela.
Em Priscilla o público é levado para dentro de Graceland, onde conhece a finco o relacionamento entre Priscilla e Elvis Presley. Entre traições, maternidade, vício e dinheiro, o relacionamento que começa com uma troca aparentemente genuína se transforma em uma expressão de posse.
Até o terceiro ato tudo caminha bem. Diferente de Elvis, com que provavelmente mais será comparado, o filme não é uma caricatura de uma caricatura, mas sim traz personagens com ambições e sentimentos reais à tela. E mesmo agindo como vilão, a imagem do rei do rock é mais preservada que o esperado.
Assistir o filme é um mar de sensações – nenhuma delas agradável. Acompanhar uma menina com menos de 18 anos despir-se de si em troca da aprovação de alguém é visceral. Mas não porque é algo inédito e nunca visto, mas sim por que é tão comum que ver na tela do cinema é ainda mais assustador.
Cailee Spaeny veste a roupa da personagem como ninguém. A história de Priscilla atravessa a atriz até as duas se tornarem uma só. Apesar de diminuta, a atuação da atriz comove e faz jus ao lugar de protagonista que assume. Enquanto isso, Jacob Elordi, apesar de não fazer o melhor Elvis da ficção, assume uma postura mais realista menos floreada do personagem. Mesmo assim sua presença imponente convence enquanto antagonista por ocasião.
O filme, com seus visuais únicos e serenos, foi apontado como um “projeto de arte” da diretora, o que discordo. Sofia, que enfrentou limitações na trilha sonora não podendo acessar o acervo de Elvis e aparentemente não querendo usar faixas de outros artistas da época, se conteve à fotografia. De fato a fotografia é espetacular, mas ainda sim mantém seu papel de criar uma atmosfera melancólica ao contar uma história também melancólica.
O que fere o todo são os últimos minutos do filme. Priscilla arrasta cada fase da vida da protagonista ao último, tendo inúmeras cenas de sala de aula e solidão dentro da Graceland, mas na hora que mais importava a direção se reprime. O fim do casamento é apenas uma nota de rodapé na produção, deixando a impressão de que foram cortados 40 minutos do produto final. Assim, o espectador sai da sessão insatisfeito com mais um filme sem um final adequado.
Ainda assim, Sofia Coppola mantém a qualidade de suas produções, fazendo de Priscilla uma ótima biografia – ou memoir – de uma figura emblemática da cultura pop.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.