Curitiba recebe, de julho a dezembro de 2015, o Encontro de Compositores, um projeto focado na composição e no processo criativo dos artistas. Músicos são convidados a falar sobre seu modo particular de criação enquanto apresentam suas músicas num ambiente atento e intimista. A continuação do Encontro de Compositores, que teve sua primeira temporada em 2013, propõe o desdobramento e a amplificação do projeto.

Produzido pelo Água Viva Concentrado Artístico, o Encontro de Compositores tem base em pelo menos quatro ações: a apresentação de compositores locais; a apresentação de compositores de fora e o grupo de composição Paralaxe para compor; além do palco aberto que acontece sempre após a apresentação dos convidados – um espaço para quem quer mostrar seu trabalho e falar do seu processo de criação. Essa “mostra informal” funciona também como um elemento de retroalimentação dos encontros seguintes.

Para a edição de abertura, o Encontro de Compositores recebe Alexandre Kumpinski, compositor da banda Apanhador Só. Além da oportunidade de estar mais próximo do processo criativo e da obra do músico, também se estreita a relação entre a produção de música autoral local e de outros estados, no caso, o Rio Grande do Sul.

A curadoria dos compositores locais está associada à questão da retroalimentação e com a pesquisa poética de cada compositor. Foram escolhidos, para participar dos três primeiros encontros, seis compositores locais que já estavam em contato com o projeto desde a sua realização em 2013. Mantendo a pluralidade estética, estes compositores pertencem a universos poéticos distintos que possuem pontos de contato. São eles: Alisson Santos, Bianca Amante, Fabio Lima, Ganesh Toresin, Lorenzo Molossi e Thayana Barbosa. Os outros seis músicos que participarão dos três últimos  eventos serão selecionados durante o projeto.

Encontro de Compositores surge com a urgência de aproximar artistas e apostar no encontro e no diálogo entre eles e público, e também estimular a parceria entre compositores e a composição em música sob diversas perspectivas. Encontro de Compositores foi contemplado no Edital de Fomento em Música 2014 da Fundação Cultural de Curitiba.

Serviço – Encontro de Compositores

25 DE JULHO

Nado livre numa poça – XIII Encontro de Compositores

às 17h00

com Alexandre Kumpinski, da banda gaúcha Apanhador Só; Thayana Barbosa e Lorenzo Molossi

Local: Espaço Cultural Terreirão (Rua Capitão Virgíno de Oliveira Mello, 134)

gratuito

(os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes). A casa abre às 16h.

 

22 DE AGOSTO

Underground Impossible Hit – IX Encontro de Compositores

às 17h00

com Fábio Lima e Ganesh Toresin

Local: Água Viva Concentrado Artístico

(Rua Celeste Santi, 90, Bairro Ahú, Curitiba)

gratuito

(os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes). A casa abre às 16h.

 

19 DE SETEMBRO

Preparando o Salto – X Encontro de Compositores

às 17h00

com Alisson Santos e Bianca Amante

Água Viva Concentrado Artístico

(Rua Celeste Santi, 90, Bairro Ahú, Curitiba)

gratuito

(os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes). A casa abre às 16h.

Foto: Tamíris Spinelli