Prefeito de Curitiba lança oficialmente revitalização do Cine Lido como megacasa de evento

Bruno Neves, Gian Zambon, Eduardo Pimentel Malu Cornelsen e Patrik Cornelsen no lançamento do projeto do Cine Lido. Foto: Hully Paiva/SECOM.
Foto: Hully Paiva/SECOM

O Cine Lido, um dos espaços icônicos da cena cultural de Curitiba, passará por um amplo processo de revitalização e reformulação de suas atividades. O projeto foi oficialmente anunciado na manhã desta quarta-feira (12), em um encontro que contou com a presença do prefeito Eduardo Pimentel e dos empresários responsáveis pelo novo espaço, que promete ser um marco para o entretenimento da capital paranaense.

O cinema de rua foi inaugurado em 1959 e conhecido por ter abrigado a maior tela de cinema do Sul do país. Agora, será transformado em uma megacasa de shows e eventos. O espaço está localizado na Rua Ermelino de Leão, entre a Cruz Machado e a Cândido Lopes. Terá capacidade para aproximadamente 2.800 pessoas, que poderão aproveitar uma infraestrutura completa, com três andares e 2.000 m², e contará com uma programação diversificada, reforçando o cenário cultural e impulsionando a economia na região central da cidade.

Para a Prefeitura de Curitiba, o projeto representa um passo estratégico na recuperação do Centro Histórico, promovendo novos usos para espaços icônicos e incentivando a ocupação qualificada da área. Durante o encontro com os idealizadores do novo Cine Lido, o prefeito destacou o impacto positivo da iniciativa. “A revitalização do Cine Lido é um marco para Curitiba. Estamos resgatando um espaço histórico e transformando-o em um polo de cultura e entretenimento. A cidade ganha um novo centro de eventos, capaz de atrair milhares de pessoas, movimentando a economia local e revitalizando o Centro“, afirmou Pimentel.

Reestruturação

A reestruturação do Cine Lido está sendo conduzida por um grupo de empresários referência no setor de entretenimento no Brasil. À frente do projeto está Malu Cornelsen, idealizadora da iniciativa e figura central na concepção e desenvolvimento da proposta. A empresária tem uma trajetória consolidada na produção de grandes eventos e festivais no país e se une ao seu sócio na Planeta Brasil Entretenimento, Patrik Cornelsen, além dos empresários Gian Zambon e Bruno Neves, fundadores da SevenX. Juntos, formam o quarteto responsável por algumas das maiores produções musicais e culturais realizadas em Curitiba nas últimas décadas.

Com vasta experiência no setor, os idealizadores do projeto já estiveram à frente da organização de shows internacionais de artistas como Coldplay e Metallica, além de festivais consagrados como Warung Day Festival, Festival Dia Mundial do Rock, Coolritiba e Curitiba Blues Festival. Agora, assumem o desafio de transformar o Cine Lido em um novo epicentro cultural e de entretenimento para Curitiba. “Este é um exemplo de como a parceria entre o setor público e privado pode trazer benefícios concretos para a cidade. A revitalização do Centro não acontece apenas por meio de obras, mas também pela criação de novos espaços que gerem movimento e tragam vida para a região“, destacou o prefeito.

Obras

As obras começam ainda neste mês de fevereiro, e a inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2026. Com a transformação do Cine Lido, Curitiba ganha um novo ponto de referência cultural e de entretenimento, resgatando a essência cultural de um cinema que marcou gerações de curitibanos, combinando tradição com o que há de mais moderno em sustentabilidade, tecnologia, serviços e inovação.

A ideia é entregar um equipamento voltado para a cidade, que seja versátil e democrático. Um conceito que Curitiba ainda não dispõe, de um local amplo, extremamente bem localizado, de fácil acesso e com serviços de alto nível em alimentação, bebidas, entre outros”, comentou Malu. “É um projeto que estamos desenvolvendo há alguns anos e que nos motiva também pelo seu simbolismo. Não se trata apenas de recuperar um imóvel histórico ou um cinema icônico, mas também de contribuir para a revitalização do Centro de Curitiba. Estamos chamando o conceito do projeto de ‘renasce uma estrela’”, completou Gian Zambon.

Por Brunow Camman
13/02/2025 14h46

Artigos Relacionados

Oscar será transmitido gratuitamente na rua em Curitiba

05 indicados ao Oscar 2025 inspirados em livros