É necessário distanciamento para absorvermos o impacto de algumas coisas em nossa vida. Parece que o normal é que no momento exato em que vivemos momentos que martelarão em nossa cabeça por anos, nós não tenhamos ainda noção da dimensão que eles irão ocupar em nossa memória. Algumas vezes, durante alguma viagem, ao perceber que estou vivendo um momento muito feliz, paro e penso comigo mesma: “vou me lembrar disto para sempre”, certa de estar reconhecendo um desses momentos. Sempre me engano. São sempre outros trechos que ficam, de fato, na memória afetiva como os que definiram aquela viagem.
Eu li pela primeira vez um livro de Elena Ferrante em um momento muito pouco interessante da minha vida. Antes de me comprometer com a tetralogia napolitana – à qual eu tinha certa resistência, por achar que tinha ares de chick lit – comprei A Filha Perdida, para ver se eu me identificava com o estilo da autora. Antes de terminá-lo, já estava correndo atrás dos primeiros livros da tetralogia. Ao longo dos meses que se seguiram, eu li toda a obra da autora que conseguia encontrar.
Meu ritual de leitura consistia em almoçar muito rápido e ir até algum café perto do meu trabalho, na época, e ficar lendo até que estivesse na hora de voltar para o escritório. Alguns donos de café me detestavam – eu passava 40 minutos ocupando uma mesa e gastando cerca de 5 reais em um café. Outros me indicavam clubes do livro, me recomendavam outras leituras, ou mesmo me davam brigadeiros de brinde pela minha fidelidade.
Há um consenso entre as fãs de Ferrante da minha bolha de que o segundo livro seja o melhor da tetralogia. E se você ainda não leu nenhum livro da tetralogia napolitana, não se preocupe, não se trata de um spoiler – mas é no segundo livro que muitos dos fatos que definirão a história das protagonistas ocorrem. E é neste ponto em que se encontra a segunda temporada da série, que estreou na HBO na segunda quinzena de março. Lila e Lenù já são adolescentes, e vivem, cada uma, de acordo a sorte que lhes foi reservada. As duas são de famílias pobres, mas enquanto uma teve o privilégio de seguir com os estudos, outra foi encorajada a casar-se “bem”.
Mas o fato é que não existe casar-se bem em um livro de Elena Ferrante. Até porque não há homens extraordinários na obra da autora. Há aqueles minimamente decentes, como Enzo Scanno, e sempre, SEMPRE há aqueles muito cultos e prolixos – normalmente, de alguma forma associados à protagonista – mas não me lembro de um exemplar masculino que tenha sido exatamente encantador.
Eu poderia elencar vários motivos para que os amantes dos livros vejam a série produzida pela italiana RAI em parceria com a HBO. Poderia falar sobre a atuação de Gaia Girace, de 16 anos, que é quase melhor que a própria Lila dos livros. Poderia falar sobre como é incrível ver a terceira protagonista da história, Nápoles, ganhando cores e detalhes que, apenas por meio da leitura, nem sempre são tão fáceis de serem criados com precisão histórica em nossas mentes.
Mas para mim, a melhor motivação para ver a série é ter reviver todo aqueles sentimentos enterrados desde que li os livros, em 2017. Porque o grande trunfo de Elena Ferrante é este: reacender sentimentos talvez já antigos, que a gente sequer lembrava de já ter sentido, e jogar elegantemente na nossa cara todos aqueles que temos vergonha de admitir que ainda sentimos.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.