Sucesso durante todo o ano, a alta gastronomia que valoriza pratos de frutos do mar ganha ainda mais destaque durante o verão. Frescos e leves, costumam ser ótimas pedidas para dias quentes, até mesmo por geralmente serem harmonizados com vinhos brancos ou rosés servidos frios – ou mesmo drinks. No Raulino Cozinha Autoral, são diversas opções que inovam essa pedida.
“Hoje, muitas pessoas assistem programas culinários de TV, buscam mais informações sobre gastronomia na internet e outras fontes, como escolas especializadas, por isso nossa luta diária é surpreender com o máximo de sabor e serviço de excelência”, explica André Raulino, chef da casa. Em suas criações, há referências que passam por países como Peru, além da base francesa e italiana de sua formação, com uma mescla de identidades ocidentais e orientais.
Ingredientes delicados da cozinha oriental aparecem com frequência nos pratos assinados por Raulino. Na entrada de Camarões, por exemplo, tem camarões rosa empanados em flocos de milho crocante com molho de ostra, rabanete, kastuobushi (conserva seca de atum, típica da culinária japonesa) e edamame (vagem verde bem tradicional de ser servida como snack em izakayas no Japão).
Um dos maiores sucessos da casa é o Nori com Lagostim, pedida leve e marcante. “Escuto muito dos clientes como este é um prato que faz os clientes esquecerem de um dia difícil do trabalho e apenas aproveitarem o momento”, revela o chef. A entrada conta com creme de limão artesanal, pepino crocante, óleo de gergelim e lagostim grelhado. É um prato que requer atenção aos detalhes, algo bem destacado na apresentação, que leva parte dianteira do lagostim com a carne do crustáceo sobre o creme e o nori.
A limpeza do lagostim requer uma prática atenta, para soltar a cauda e abri-la em um corte certeiro, sem acertar a carne. O lagostim é grelhado em frigideira e temperado com sal, para ressaltar o sabor original e marcante do crustáceo. O creme de limão taiti com pasta de alho, leite e pimenta contrasta em um sabor cítrico e refrescante. Na finalização, entram gergelim em grãos, óleo de gergelim e ovas, dependendo da temporada dos peixes: ou o chef usa tobikô (de peixe voador) ou ikurá (de truta). “Vario mesmo as receitas mais famosas da casa de acordo com insumos frescos da temporada, sem perder a identidade de casa prato”, confidencia Raulino.
O Raulino Cozinha Autoral funciona na Rua Recife (nº 220), no bairro Cabral, em Curitiba, de terça a sexta-feira, das 18h30 às 23h; aos sábados, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h, e aos domingos e feriados, das 11h às 15h. As reservas podem ser feitas pelo WhatsApp (41) 92004-7748 ou pelo e-mail [email protected]. Mais informações no perfil oficial do empreendimento no Instagram (@raulinorestaurante).
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
No documentário Frevo Michiles é apresentado a história de um dos maiores compositores vivo de frevo no país. Durante sua trajetória, Jota Michiles transformou o marcante ritmo pernambucano e eternizou o seu legado nas marchinhas carnavalescas. Sua visão de mundo poética e carnavalesca é o mote do documentário, esmiuçando sua originalidade e amor pela música. Com participação de artistas como Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues é possível mergulhar no mundo criativo do compositor e reviver a alegria que ele trouxe para a alma do carnaval nacional.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em As Cores e Amores de Lore, uma série de encontros do cineasta Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch resulta numa investigação da trajetória artística de uma das artistas mais influentes da arte contemporânea brasileira. Conhecida como Lore, a pintora nasceu em 1926 na Alemanha e é a única discípula de Volpi, com quem teve uma relação criativa por muitos anos. Bodanzky faz um resgate do legado da pintora em seus últimos anos de vida e revela as complexidades por trás de sua veia artística e emoções. O filme acompanha a intimidade das longas conversas e dos depoimentos emocionantes dos dois artistas e traz um rico material de acervo comentado pela própria Eleonore. Em suas falas, a pintora discorre sobre seu processo artístico e sua vida íntima, assim como temas como sexualidade, feminismo e amadurecimento.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Aos Pedaços, Eurico Cruz (Emílio de Melo) mantém um relacionamento secreto com duas mulheres chamadas Ana. Ele vive entre duas casas idênticas: uma no deserto, outra à beira-mar. Cada uma habitada por uma das esposas: Ana e Anna. Certo dia, ele recebe a visita de Eleno e um bilhete anônimo assinado apenas por “A”, anunciando sua morte. A partir daí, sua vida se torna uma grande espiral de paranoia, desconfiado de seus dois amores e do resto das pessoas ao seu redor. Quem realmente o ameaça? Os espaços, os personagens, as suspeitas e as paixões se embaralham nesse quebra-cabeça que, cada vez mais, confunde realidade e obsessão.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Bridget Jones: Louca pelo Garoto acompanhamos a vida de mãe solteira e viúva de Bridget (Renée Zellweger) depois que seu marido Mark (Colin Firth) faleceu. Quatro anos se passaram e Bridget passa os dias cuidando de seus dois filhos Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4 anos. Vivendo nesse limbo entre o luto e a vontade de seguir em frente, Bridget pensa em voltar a namorar, encorajada por seus amigos fiéis, sua ginecologista Dra. Rawlings (Emma Thompson) e até mesmo seu antigo amor, e agora amigo, Daniel Cleaver (Hugh Grant). De volta na pista, Bridget entra nos aplicativos de namoro e precisa conciliar seu trabalho, vida amorosa e obrigações domésticas e maternas, enquanto também enfrenta a legião de mães perfeitas da escola, lida com a saudade que Billy sente do pai e vive situações constrangedores (e potencialmente atraentes) com o professor de ciências das crianças Mr. Wallaker (Chiwetel Ejiofor).
Data de lançamento: 13 de novembro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Capitão América: Admirável Mundo Novo é o próximo filme do famoso herói da Marvel. Desta vez, o filme dá continuidade à minissérie de televisão Falcão e o Soldado Invernal, onde o escudo está nas mãos de Sam Wilson (Anthony Mackie), após Steve Rogers (Chris Evans) o entregar em Vingadores: Ultimato. Durante a série, Sam aceita seu dever como o novo Capitão América ao lado de Bucky Barnes (Sebastian Stan). Admirável Mundo Novo compõe a Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O enredo promete explorar os desafios e responsabilidades de Wilson em seu novo papel, enquanto enfrenta novas ameaças e aliados inesperados. A direção está a cargo de Julius Onah, conhecido por seu trabalho em The Cloverfield Paradox, e o roteiro foi escrito por Malcolm Spellman, que também foi o showrunner de Falcão e o Soldado Invernal.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.