♪ Pipoca aaaaaaa, cheiro de pipoca está rolando no ar… ♪ Hoje vamos falar sobre aquele clichê da vida que a gente ama: a pipoca!

Desde muito cedo, nossos pais nos ensinam que pipoca combina com guaraná que combina com festa ou cinema que combina com felicidade. Seguindo essa equação, podemos dizer que pipoca = felicidade (ou mais). Mas agora senta aí que eu vou te contar outra coisa: ninguém ensinou pra gente que, além de fazer parte de um contexto que remeta à felicidade, a pipoca traz inúmeros benefícios para a saúde, inclusive retarda o envelhecimento.

tumblr_ly5m4uYZlt1r1rlro

Isso mesmo! E pra nós, pessoas de “arranjos unipessoais”, leia-se solteiros morando só, a pipoca pode ser um grande aliado tanto na dieta como naquela companhia na hora de ver um filme, sem falar que fica pronta rapidinho!

Agora senta aqui, pega o balde e vamos papear sobre!

jennie

A American Chemical Society (ACS) divulgou, em seu último encontro anual, que a pipoca pode ser definida como o “lanche perfeito e ideal, pois contém muito mais antioxidantes que as frutas, por exemplo, podendo ser até duas vezes maior quando ingerida de maneira correta.” Essa informação é pra desconstruir tudo o que nos contaram a vida toda né? Sigamos!

O antioxidante presente na pipoca é chamado de polyphenol. De acordo com o nutricionista, Mateus Ferraroni, “o antioxidante é responsável por desacelerar o envelhecimento, pois combate a ação de radicais livres que o corpo possui. Ao combater essa ação, o antioxidante desacelera o envelhecimento e ajuda na melhoria de inflamações da pele”, aquela informação que deixa nossa pele até mais bonita de tanta felicidade. ♥

O nutricionista ainda relatou que existem formas mais saudáveis de se fazer pipoca. Uma delas, começa com a escolha do milho, e o melhor milho para pipoca é o orgânico, independente de ser preparado no microondas ou no fogão convencional.

MANEIRE NO SAL!

Gifs_engraados_para_Tumblr_Imagem_de_Demi_Lovato

O doutor ainda sugere que, para tornar a pipoca ainda mais saudável, substitua o sal normal pelo sal de ervas. Para fazer, é muito fácil: bata no liquidificador 1 parte de sal marinho para 4 partes de ervas desidratadasb como orégano, alecrim, louro em pó, coentro ou salsinha (de preferência pelo menos três delas).

“O sódio é responsável por equilibrar a quantidade de água no organismo, juntamente com o potássio. Quando consumimos muito sódio, ocorre um desequilíbrio celular, fazendo com que o corpo retenha líquido e eleve nossa pressão arterial”, explica o doutor sobre o excesso de sal na pipoca.

BENEFÍCIOS DA PIPOCA

popcorn-blank

  • Em quantidade moderada — cerca de 20 gramas por dia —, pode ajudar na perda de peso, se preparada da forma correta.
  • Quem está de dieta pode substituir um lanche por pipoca e ficar saciado ao longo do dia.
  • O amido presente na pipoca é fermentado no intestino grosso e produz ácidos graxos que contribuem para a saúde do cólon, evitando o crescimento de células cancerígenas.

CUIDADOS QUE DEVEMOS TER

Apesar de apresentar inúmeros benefícios, a pipoca deve ser consumida com moderação. Uma xícara e meia de milho estourado equivale a uma fatia de pão de forma. Só consumir com calma que todo mundo aproveita de maneira consciente e saudável.

Vale lembrar que tudo o que falamos aqui não vale pra pipoca de microondas, nem tampouco para aquelas cheia de leite condensado, coco ou manteiga que encontramos nos parques e no cinema. Essas dicas só são válidas para aquelas preparadas principalmente da forma como o nutricionista relatou.

Trago pra vocês uma receita de pipoca sem óleo que eu peguei na fanpage da minha amiga jornalista e conterrânea Gleice Queiroz, jornalista, que há anos luta contra a obesidade e administra o blog Gleice Light (vale a pena conferir). No blog Gleice conta como venceu a obesidade, com dicas de exercício e alimentação, e, claro, fala da pipoca como um grande aliado na luta contra a balança.

12923183_921067451324737_873563056350085537_n

Foto: Blog Gleice Light

PIPOCA SEM ÓLEO

3020051-poster-1280-popcorn

Modo de Preparo

– Esquente a panela vazia, sem o milho, de 2 a 3 minutos em fogo alto;

– Coloque o milho na panela e abaixe o fogo para temperatura média;

– Mexa bem a panela, de 1 em 1 minuto, para não correr risco de queimar (os milhos podem demorar um pouco para começar a estourar, mas, depois que começam, a pipoca fica pronta rapidamente);

– Sirva.

p.s: Acrescente o sal de ervas que ensinamos na matéria e bom apetite!

Voltamos em breve pra papearmos sobre mais coisas!

Muita paz, luz e saúde pra nós todos!

Abraço,

Ériu.