♪ Pipoca aaaaaaa, cheiro de pipoca está rolando no ar… ♪ Hoje vamos falar sobre aquele clichê da vida que a gente ama: a pipoca!
Desde muito cedo, nossos pais nos ensinam que pipoca combina com guaraná que combina com festa ou cinema que combina com felicidade. Seguindo essa equação, podemos dizer que pipoca = felicidade (ou mais). Mas agora senta aí que eu vou te contar outra coisa: ninguém ensinou pra gente que, além de fazer parte de um contexto que remeta à felicidade, a pipoca traz inúmeros benefícios para a saúde, inclusive retarda o envelhecimento.
Isso mesmo! E pra nós, pessoas de “arranjos unipessoais”, leia-se solteiros morando só, a pipoca pode ser um grande aliado tanto na dieta como naquela companhia na hora de ver um filme, sem falar que fica pronta rapidinho!
Agora senta aqui, pega o balde e vamos papear sobre!
A American Chemical Society (ACS) divulgou, em seu último encontro anual, que a pipoca pode ser definida como o “lanche perfeito e ideal, pois contém muito mais antioxidantes que as frutas, por exemplo, podendo ser até duas vezes maior quando ingerida de maneira correta.” Essa informação é pra desconstruir tudo o que nos contaram a vida toda né? Sigamos!
O antioxidante presente na pipoca é chamado de polyphenol. De acordo com o nutricionista, Mateus Ferraroni, “o antioxidante é responsável por desacelerar o envelhecimento, pois combate a ação de radicais livres que o corpo possui. Ao combater essa ação, o antioxidante desacelera o envelhecimento e ajuda na melhoria de inflamações da pele”, aquela informação que deixa nossa pele até mais bonita de tanta felicidade. ♥
O nutricionista ainda relatou que existem formas mais saudáveis de se fazer pipoca. Uma delas, começa com a escolha do milho, e o melhor milho para pipoca é o orgânico, independente de ser preparado no microondas ou no fogão convencional.
O doutor ainda sugere que, para tornar a pipoca ainda mais saudável, substitua o sal normal pelo sal de ervas. Para fazer, é muito fácil: bata no liquidificador 1 parte de sal marinho para 4 partes de ervas desidratadasb como orégano, alecrim, louro em pó, coentro ou salsinha (de preferência pelo menos três delas).
“O sódio é responsável por equilibrar a quantidade de água no organismo, juntamente com o potássio. Quando consumimos muito sódio, ocorre um desequilíbrio celular, fazendo com que o corpo retenha líquido e eleve nossa pressão arterial”, explica o doutor sobre o excesso de sal na pipoca.
Apesar de apresentar inúmeros benefícios, a pipoca deve ser consumida com moderação. Uma xícara e meia de milho estourado equivale a uma fatia de pão de forma. Só consumir com calma que todo mundo aproveita de maneira consciente e saudável.
Vale lembrar que tudo o que falamos aqui não vale pra pipoca de microondas, nem tampouco para aquelas cheia de leite condensado, coco ou manteiga que encontramos nos parques e no cinema. Essas dicas só são válidas para aquelas preparadas principalmente da forma como o nutricionista relatou.
Trago pra vocês uma receita de pipoca sem óleo que eu peguei na fanpage da minha amiga jornalista e conterrânea Gleice Queiroz, jornalista, que há anos luta contra a obesidade e administra o blog Gleice Light (vale a pena conferir). No blog Gleice conta como venceu a obesidade, com dicas de exercício e alimentação, e, claro, fala da pipoca como um grande aliado na luta contra a balança.
Foto: Blog Gleice Light
Modo de Preparo
– Esquente a panela vazia, sem o milho, de 2 a 3 minutos em fogo alto;
– Coloque o milho na panela e abaixe o fogo para temperatura média;
– Mexa bem a panela, de 1 em 1 minuto, para não correr risco de queimar (os milhos podem demorar um pouco para começar a estourar, mas, depois que começam, a pipoca fica pronta rapidamente);
– Sirva.
p.s: Acrescente o sal de ervas que ensinamos na matéria e bom apetite!
Voltamos em breve pra papearmos sobre mais coisas!
Muita paz, luz e saúde pra nós todos!
Abraço,
Ériu.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?