Até hoje, quando Elza Soares dá o seu grito rasgado e canta ‘a carne mais barata do mercado é a carne negra’, composição de Seu Jorge, Marcelo Yuca e Wilson Capellette, uma comoção é evocada logo no primeiro gatilho da letra. O recado é dado da forma mais genuína e incomoda como toda verdade.
Antes mesmo do ícone pop Beyoncé inserir a discussão sobre o posicionamento, empoderamento, engajamento social e respeito da cultura negra, Joaquina Maria da Conceição considerada a primeira cantora negra brasileira, era aplaudida em pé por toda a Europa no final do século XVIII. Cantora lírica, não se sabe com precisão se mineira ou carioca, mas enaltecida pelo seu trabalho. Joaquina Lapinha, como era conhecida, não mostrava seu black, usava peruca loira, pintou a pele com tinta branca, se curvou à imposição europeia em pleno solo tupiniquim e mesmo assim era aplaudida em pé por toda a corte.
“A Majestade do Samba”, tida como tradicionalista, mas aberta a novos ideais como se comprovou no desfile das escolas de samba de 2016, no Rio de Janeiro, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, foi vista nascer pelos olhos de Clementina de Jesus. Empregada doméstica por mais de duas décadas e imortalizada em todo o mundo pelo seu canto e pela contribuição imensurável, ancestral e cultural ao Brasil, ela foi responsável por resgatar a memória e conexão das relações entre África e a terra da “ordem e progresso”. Devota da Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio onde também nasceu, Clementina foi a primeira cantora negra a lançar um disco pela extinta Odeon.
“Um sorriso negro, um abraço negro” será sempre um acalanto na vida. Composição da “rainha do samba”, Dona Ivone Lara é a responsável por “Sorriso Negro”, em 1981. Três décadas depois sempre que cantada é um fortalecimento e verdade sobre a beleza que é o sorriso do negro, sempre traz felicidade, ‘é a raiz da liberdade’. Dona Ivone é ícone e a responsável por sambas cantados até hoje desde que lançou seu primeiro disco na década de 1970. Mas foi na década seguinte, em 1980 que Ivone conseguiu, a façanha de se tornar referência por reaproximar a música e o estreitar os laços políticos entre Angola e Brasil ao participar dos shows do projeto “Kalunga” idealizado pelo produtor Fernando Faro. Ao lado de Dona Ivone também estavam o casal Francis e Olivia Hime, Clara Nunes, Dorival Caymmi, Martinho da Vila, Djavan, Edu Lobo, Chico Buarque e tantos outros músicos brasileiros numa lista que beirava setenta artistas.
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Do enfrentamento ao racismo à lesbofobia entre tantas outras formas de discriminação que já passou e sentiu na pele, a cantora e compositora Ellen Oléria se tornou reconhecida no país após vencer a primeira temporada do programa “The Voice”. Da mulher negra da periferia à homossexualidade, dos palcos aos palanques da rua por onde leva seu ecoar junto aos movimentos sociais, Ellen sabe sobre o genocídio da população negra, da importância cultural e social que o hip hop representa nas comunidades periféricas até chegar aos palcos do público da higth society. Além de ser brasiliense, ter nascido na cidade planejada, na capital do país, foi na periferia onde teve toda a sua criação, em Taguatinga.
Conterrânea de Ellen, mas radicada em Curitiba, foi na raça que cantora e compositora Janine Mathias consolidou sua arte. Quando chegou por aqui, desempregada, não conhecia nada e quase ninguém. Aos poucos, desbravando a cidade, de serviços domésticos à vendedora, da economia criativa à cozinha e da maturidade à música a acompanha desde o berço. Filha de sambista, fez do seu rapsoul a sua canção e verdade. Desde que lançou em 2012 o EP “Eu Quero Mergulhar” fez jus ao nome e mergulhou fundo sem medo de errar em seu canto, verdade e raiz.
Do rapsoul ao “Meu Rapjazz” este é o nome do single que fez da rapper Tássia Reis destaque em todo o Brasil. Desde o lançamento do seu primeiro álbum, a garota que já fazia rima no colégio, no interior de São Paulo, hoje ultrapassa mais de 200 mil views com seu primeiro clipe. Tem plena consciência do seu papel quanto artista, mulher e negra. Cantar não é apenas por arte, é também posicionamento político. O canto e a verdade expressa em seu novo single “Desapegada” lançado no final de 2015 ela manda a real e desabafa ‘ninguém manda na sua vida, ela criou um jeito novo de viver (…) ser independente é só o início’.
E quando mamacita fala a verdade é plena. Prata da casa, a rapper curitibana Karol Conká é a contemporaneidade pop e rompe com todos os estereótipos. Vai do ‘gueto ao luxo’, se joga na pista, fala com propriedade sobre o que é ser negra, rapper e ter nascido na periferia de Curitiba. Para uma cidade que vive em moldes e rótulos de embranquecimento, como sugeriu o professor, escritor, jornalista, historiador e crítico literário, Wilson Martins no livro “Um Brasil diferente: ensaio sobre fenômenos de aculturação no Paraná”, Conká é a antítese necessária para a terra do leitê-quentê. Do boqueirão para o mundo Conká de fato tombou o Brasil em 2015 com o lançamento do single “Tombei”, já passou da casa dos dois milhões de views. Tombou? Lacrou.
E se hoje em dia, quando Elza Soares canta “A Carne” em seus shows e se enaltece é com toda a razão. Afinal, em sua atual turnê “A Mulher do Fim do Mundo”, ela deixa claro que tem sido novamente a cantora da ‘da carne mais cara’ e eternamente a “melhor cantora do milênio” pela BBC, antes mesmo da queen Bey.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.