Por que o litoral do Paraná é tão diferente de outros litorais do Brasil?

Guaratuba. Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

Um dos litorais mais curtos do país é cheio de riquezas e surpresas! A costa do Paraná não é muito extensa, é verdade: são cerca de 98 km. Mas nesse caminho de sete cidades há muita história para contar, uma diversidade cultural e natural imensa que merece ser valorizada. Então, vem com o Curitiba Cult conhecer mais sobre o litoral do Paraná.

Mata Atlântica

Nas cidades da costa paranaense, uma biodiversidade gigantesca se mantém preservada. A Mata Atlântica abriga fauna e flora variadas, sendo refúgio inclusive para espécies ameaçadas. Anta, onça-pintada, mico-leão-de-cara-preta e guará (ave que retornou ao litoral depois de anos, devido as ações de conservação) são alguns dos animais que habitam a mata. Guaraqueçaba, por exemplo, tem a maior quantidade de floresta nativa, abrigando inclusive o Parque Nacional do Superagüi.

Serra do Mar

Parte da Mata Atlântica está na Serra do Mar, o que a torna ainda mais importante. Além de conservar espécies, essa combinação tem recursos hídricos fundamentais para outras cidades e estados, como São Paulo. A mata protege as cidades de erosões da serra, diminuindo o impacto de grandes chuvas, por exemplo. A Serra do Mar é a segunda maior floresta em extensão no Brasil, e já foi reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Cultura local

O Paraná tem suas peculiaridades, e a cultura local é recheada delas. Influências europeias, africanas e indígenas com um estilo de vida pesqueiro fazem parte das comunidades caiçaras e quilombolas. Atividades culturais como o fandango caiçara são mantidos por gerações, marcando o estilo de vida local. Artesanatos de palha e madeira ganham inspiração da vida diária nas praias. Pratos como o Barreado, uma carne cozida por mais de oito horas em panela de barro, dão o sabor típico da região e atraem turistas o ano todo. Já a temporada de caranguejos é mais restrita, mas também é marcada pelo cuidado com os manguezais e valorização dos preparos gastronômicos típicos.

Ritmo próprio

Com tantos detalhes, o litoral paranaense pede um outro ritmo. As trilhas pela Mata Atlântica, a valorização de construções históricas como nos centros de Antonina e Morretes, e até o prato típico que demora horas para ficar pronto demandam uma pausa. O que é ainda mais apreciado no verão, com as férias. Os dias mais longos convidam para apreciar o tempo passando devagar e manter uma conexão maior com as riquezas do Paraná!

Verão Maior Paraná

A programação do Verão Maior Paraná 2026 é totalmente gratuita e promovida pelo Governo do Paraná. Centenas de atividades estão na programação, como shows internacionais, nacionais e de artistas do estado, atividades culturais e esportivas e ações educativas. Exposições, oficinas criativas, brincadeiras e ações lúdicas também movimentam o litoral. Confira a programação completa no site.

SERVIÇO – VERÃO MAIOR PARANÁ 2026

Quando: de 18 de dezembro de 2025 a 08 de fevereiro de 2026

Onde: litoral do Paraná

Quanto: programação inteiramente gratuita

Informações: no site oficial do evento.

Por Brunow Camman
26/01/2026 10h08

Artigos Relacionados

Litoral do Paraná além da praia: 5 passeios pra viver o dia inteiro

Guia prático para aproveitar ao máximo o Verão Maior Paraná 2026