Por que é feriado em Curitiba no dia 08 de setembro?

Curitiba Daniel Castellano SMCS
Foto: Daniel Castellano/SMCS

Logo depois do Dia da Independência (07/09), Curitiba tem mais um feriado. O 08 de setembro costuma ser comemorado por estender o aguardado feriadão, mas você conhece a história desse feriado local?

A data, que em 2024 cai num domingo, celebra o Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A data comemorativa é municipal, uma das três estipuladas pela Prefeitura de Curitiba.

Lei Municipal

Segundo a Constituição Federal de 1988 e a Lei no 9.093/95, há feriados civis e religiosos nacionais. Feriados locais podem ser determinados por município, limitando-se a quatro no ano. Assim, Curitiba definiu um desses feriados como a data que comemora a padroeira, diferente de boa parte das cidades brasileiras que comemoram a data de fundação. Os outros dois feriados são a Sexta-feira da Paixão e Corpus Christi.

 Luz dos Pinhais

Padroeira de Curitiba. Foto Patrick Madeira Arquidiocese de Curitiba

Padroeira de Curitiba. Foto: Patrick Madeira Arquidiocese de Curitiba.

A Nossa Senhora da Luz dos Pinhais é padroeira da cidade e sua história remonta a fundação da capital paranaense. Segundo a Arquidiocese de Curitiba, na segunda metade do século XVII, havia uma pequena povoação no sítio dos Pinhais, onde seria fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz, em 1695. Dizem que a imagem da Virgem tinha os olhos voltados para os campos onde os indígenas locais da etnia Kaingang chamavam de Curitiba.

Vendo como um sinal, os sertanejos foram até o espaço, na intenção de conquistar a terra em um combate com os indígenas. Mas foram bem recebidos pelo cacique Gralha Branca, ou Araxó, e os indígenas cederam parte do território. Esse espaço seria onde hoje está a Praça Tiradentes e a igreja que honra Nossa Senhora da Luz.

Em 1995, o Papa João Paulo II proclamou a santa como padroeira do município. O título “dos Pinhais” é um patrocínio próprio que a Arquidiocese recebeu da Santa Sé Apostólica sobre o título “Nossa Senhora da Luz”. O recebimento desse título especial é comemorado todo ano no dia 08 de setembro.

Por Brunow Camman
08/09/2024 08h00

Artigos Relacionados

Turismo arqueológico: Paraná planeja resgatar trilhas indígenas milenares

Dia do Feirante (25/08): Feira do Largo da Ordem tem mais de mil pessoas envolvidas