“Uau, deve ser incrível”. Essa foi a reação de Philip Eric Xenidis, o Phil X, guitarrista da banda de Bon Jovi, quando expliquei como era a Pedreira Paulo Leminksi, local onde Bon Jovi irá tocar. Em entrevista exclusiva ao Curitiba Cult, o guitarrista falou sobre a turnê This House Is Not For Sale, a expectativa de tocar em Curitiba e sua impressão sobre o Rock in Rio.

Segundo Phil X, a turnê This House is Not for Sale é, para ele, especial, porque é resultado do primeiro álbum de estúdio em que Phil participou como guitarrista principal de Bon Jovi – antes dele, Richie Sambora ocupou esse lugar por 30 anos. Apesar de já ter passado pelo Brasil, no Rock in Rio de 2017, a turnê é inédita em várias cidades do país, como Recife e Curitiba.

Na capital paranaense, o palco escolhido é o da Pedreira Paulo Leminski. Phil X disse não conhecer muito sobre a cidade, mas ficou surpreso com o clima. “É frio? Isso é ótimo!”. Ele disse que a expectativa de tocar em mais cidades tem sido um combustível excelente para a banda, que iniciou a turnê em 2017, nos Estados Unidos, e já passou por países como Austrália, Rússia, Argentina, Japão, Suíça, Irlanda, Dinamarca, entre outros.

Phil X, assim como muitos outros artistas, disse que tocar no Brasil é diferente. Foi evidente sua empolgação quando falou do Rock in Rio de 2017. “O Rock in Rio é um festival absolutamente insano. As pessoas ficam em filas enormes, debaixo de muito sol, bebendo o dia todo e no último show do dia ainda estão empolgadas. É incrível!”. A banda participa do Rock in Rio mais uma vez neste ano, ao encerrar o dia 29 de setembro no Palco Mundo, o principal do evento. Bon Jovi já cantou quatro vezes no Rock in Rio, sendo duas delas no Brasil.

Pergunto, ao finalizar a entrevista, se Bon Jovi comentou com o guitarrista sobre a primeira vez que tocou em Curitiba – o cantor esteve na capital paranaense há exatos 24 anos, na mesma Pedreira Paulo Leminski. “Não, nunca comentou! Uau! Faz muito tempo”. Meio fã, meio repórter, fiz questão de dizer que estive lá em 1995, quando ainda era uma adolescente alucinada pelo cantor. Ressaltei como foi incrível. “Sério, e como foi?”. Depois de ouvir minha explicação de que naquele ano o lançamento era o álbum These Days e o quanto Curitiba havia esperado por aquele show, Phil X promete brindar a cidade com uma apresentação inesquecível. Se considerarmos os números da turnê – mais de 90 apresentações, 503 mil expectadores, 129 mil álbuns vendidos –, nós, do Curitiba Cult, temos certeza de que a promessa será cumprida.

Texto e entrevista por Ana Mira, especial para o Curitiba Cult.

Serviço – Bon Jovi em Curitiba

Quando: 27 de setembro de 2019 (sexta-feira)

Onde: Pedreira Paulo Leminski (Rua João Gava, 970)

Horário: a partir das 20h30

Quanto: de R$ 270 a R$ 920

Vendas: Eventim ou na bilheteria do espaço