Peça sobre a vivência de pessoas pretas faz temporada em Curitiba

Um Corpo Preto No Chão. Foto: Luc da Silveira.
Foto: Luc da Silveira

Entre os dias 14 a 25 de maio, Curitiba recebe a peça “Um Corpo Preto no Chão”, no Teatro de Bolso. A apresentação explora o encontro entre realidade e ficção a partir das vivências de dois artistas pretos e gays, em um contexto periférico brasileiro. As sessões acontecem de quarta a sábado, às 20h, e domingo às 19h, com tradução em Libras durante todas as sessões. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site Meaple.

Estrelado pelos atores Vini Sant e Allan Brasileiro, a montagem utiliza o metateatro para construir uma narrativa baseada nas memórias, afetos e trajetórias pessoais dos próprios atores.

Montagem 

A partir de uma proposta imagética, o espetáculo promove jogos performáticos e sensoriais, e convida o público a participar das interações ao longo do enredo. De acordo com o diretor Kenni Rogers, não se trata de uma apresentação autobiográfica, mas sim reflete sobre a convergência das jornadas de pessoas com trajetórias semelhantes. “Foi necessário experimentar para que o público também possa se identificar. As cenas não são fechadas. Então, a identificação nasce dessa provocação de dois corpos pretos, artistas e gays, que trazem suas memórias, sonhos e vivências presentes na dramaturgia e suas respectivas experiências”, afirma Kenni.

Ele também complementa que o convite para dirigir “Um Corpo Preto no Chão” partiu dos dois atores, que já tinham uma ideia concreta do que gostariam de transmitir. E apesar das semelhanças entre o elenco, foram necessários meses de troca entre os atores para que Kenni, de fato, pudesse intervir na construção. 

Documentário

O processo criativo do espetáculo foi inteiramente documentado por Luc da Silveira e Max Olsen. O público da peça “Um Corpo Preto no Chão” terá a oportunidade de acessar o material através de um QR Code, disponibilizado no teatro, durante os dias de apresentação. Além dos depoimentos de toda a equipe, o documentário apresenta o desenvolvimento da montagem, com imagens exclusivas dos atores em cena e suas relações.

Serviço – Um Corpo Preto no Chão em Curitiba

Quando: Entre 14 e 25 de maio (de quarta a domingo)

Onde: Teatro de Bolso (Rua Itupava, 1299)

Horário: de quarta-feira a sábado, às 20h, domingo, às 19h

Quanto: entrada gratuita 

Ingressos: no site Meaple

Classificação: livre 

Duração: 40 minutos.

Por Yasmin Luz
14/05/2025 09h31

Artigos Relacionados

Curitiba recebe espetáculo vencedor do Prêmio Shell na Caixa Cultural

Gongada Drag tem nova edição em Curitiba; confira data e descontos