Peça infantil amazonense chega a Curitiba em curta temporada

Peça amazonense chega a Curitiba em curta temporada. Foto: Milena Aurea.
Foto: Milena Aurea

A companhia amazonense Buia Teatro traz a Curitiba uma aclamada peça para o mês de férias. “Bertoldo, Estudo Nº1 ou O Tubarão Que Queria Ser Gente” promove uma metáfora sobre ética e poder discutida de forma lúdica para crianças. As sessões são gratuitas de terça a domingo, às 17h, a partir do dia 10 de julho até o dia 20, na Caixa Cultural. Ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão.

A peça estreou no FIT Rio Preto, importante festival de teatro, e iniciou circulação por outras cidades. “Estamos muito felizes em retornar para Curitiba depois do sucesso da opereta ‘Cabelos Arrepiados’, no último ano. Voltamos à cidade com a nossa proposta de unir arte e pensamento crítico, beleza e provocação, em um teatro voltado para todas as idades e que dialoga com o presente, apostando na formação de plateias conscientes desde cedo”, afirma Tércio Silva, diretor do espetáculo e um dos fundadores da Buia Teatro.

História

“Bertoldo, Estudo Nº1 ou O Tubarão Que Queria Ser Gente” é inspirado em um texto de Bertold Brecht, aclamado dramaturgo alemão da primeira metade do século XX. A versão da Buia para o texto “Se os Tubarões Fossem Homens” tem dramaturgia de Christine Röhrig e direção de Tércio Silva. Uma parceria do grupo com o argentino Gustavo Kurlat deu origem às músicas originais do espetáculo.

Na trama, um tubarão, incentivado pelo Professor Ninguém, tenta ensinar os peixinhos a nadar para dentro de sua boca. Mas o Professor Alguém está do outro lado dessa briga, tentando ensinar os peixinhos a não caírem nessa armadilha, criando uma trama de fácil compreensão e cheia de mensagens para os pequenos.

SERVIÇO – Peça amazonense “Bertoldo, Estudo Nº1 ou O Tubarão Que Queria Ser Gente” em Curitiba

Quando: de 10 a 20 de julho de 2025

Horário: de terça-feira a domingo, às 17h

Onde: Caixa Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280)

Quanto: gratuito

Ingressos: distribuídos meia hora antes de cada sessão

Classificação indicativa: livre

Duração: 55 minutos.

Por Brunow Camman
07/07/2025 09h00

Artigos Relacionados

Arte e empoderamento: projeto da Cia Kà promove transformação social de mulheres

Ave Lola apresenta clássico de Shakespeare no Guairinha em curta temporada