Peça de Gabriela Duarte e Alessandra Maestrini acontece em outubro em Curitiba

O Papel de Parede Amarelo e Eu. Foto: Priscila Prade/divulgação.
Priscila Prade/divulgação

Nos dias  11 e 12 de outubro, Curitiba recebe a peça “O Papel de Parede Amarelo e Eu”, no Teatro Regina Vogue. A apresentação traz a atriz Gabriela Duarte em um monólogo inspirado no conto de mesmo nome, da autora Charlotte Perkins Gilman (1860-1935), publicado em 1892. 

Com direção de Alessandra Maestrini e Denise Stoklos, a peça aborda temas de relevância social, como saúde mental, feminismo e o corpo da mulher. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, a partir de R$ 70 (meia-entrada). Assinantes Clube Cult tem 50% de desconto no valor da inteira. 

Montagem

O enredo traz uma mulher presa em um quarto por seu marido médico, supostamente para recuperar a saúde. Contudo, ela desenvolve uma obsessão  pelo papel de parede do cômodo. 

Após temporadas de sucesso em São Paulo e Rio de Janeiro,  “O Papel de Parede Amarelo e Eu” chega à capital paranaense com uma grande produção. O espetáculo ganhou indicação para o Prêmio Shell como melhor cenário, e apresenta uma atuação intensa e corporal. 

Expectativas

De acordo com a protagonista Gabriela Duarte, a vontade de encenar papéis cujo tenham uma identidade casou exatamente com a proposta do espetáculo: “eu acho que quando uma mulher fala de si, ela acaba falando de todas. E é aí que o tema se amplia. É extremamente simples, objetivo, lúdico e político”, afirma. Ela também comenta que a obra não é apenas uma conversa para mulheres, mas sim uma oportunidade de abrir o diálogo e convidar os homens à reflexão.

Para as diretoras, a peça é um manifesto, e vai além do aprisionamento da personagem: “Todos sonhamos com o desligamento das questões opressivas que o texto traz de formas metafóricas, mas que nós conhecemos em diferentes níveis na sociedade atual. É um espetáculo muito contemporâneo”. 

SERVIÇO – O Papel de Parede Amarelo e Eu

Quando: 11 e 12 de outubro de 2025 (sábado e domingo)

Onde: Teatro Regina Vogue (Shopping Estação)

Horário: Sábado às 20h; domingo às 19h

Quanto: a partir de R$70

Ingressos: no site Disk Ingressos.

Por Yasmin Luz
25/08/2025 19h50

Artigos Relacionados

Cabaré Haikai, peça inspirada em Paulo Leminski, retorna com curta temporada

Curitiba recebe peça “A Última Entrevista de Marília Gabriela” em outubro