Peça com elenco de não atores faz temporada gratuita em Curitiba

Peça Multidão. Foto: divulgação.
Foto: divulgação

De 13 de agosto a 21 de setembro, o Teatro Novelas Curitibanas recebe o espetáculo “Multidão“, que transforma histórias reais em arte e dá voz a quem, muitas vezes, não ocupa os palcos. Dirigida por Eduardo Ramos e criada pela Setra Companhia em parceria com o espaço cultural AP da 13, a peça é gratuita e reúne artistas e estreantes no teatro em uma proposta que mistura vida e cena de forma sensível e autêntica.

Projeto

Com início em abril deste ano, o processo para a escolha do elenco reuniu mais de 150 candidaturas a partir de uma chamada pública. Após uma série de oficinas e audições, 13 pessoas de diferentes idades, nacionalidades e gêneros terão a chance de interpretar suas próprias histórias, e oito delas, pela primeira vez em um palco.

De acordo com o diretor Eduardo Ramos, a iniciativa busca democratizar o acesso à cultura, e ampliar a diversidade dentro do cenário artístico. “Queríamos nos aproximar de quem realmente nos inspira: pessoas que estão por aí, vivendo alegrias e mazelas. Acreditamos que uma boa história é aquela que tem o privilégio de ser escutada — e isso é cada vez mais raro no mundo em que vivemos. Por isso decidimos abrir o palco para essas vozes, para que compartilhassem verdadeiramente suas vidas”, afirma.

Montagem

Com texto desenvolvido por Ramos, Amanda Leal e todo o elenco, a peça nasce de um processo de escuta e criação conjunta. A construção da dramaturgia foi baseada em lembranças pessoais e experiências carregadas de afeto. O resultado é um espetáculo que instiga o público a pensar sobre o agora, os modos de imaginar o amanhã e a responsabilidade coletiva sobre os caminhos possíveis de uma sociedade. 

SERVIÇO – Peça “Multidão” em Curitiba

Quando: de 13 de agosto a 21 de setembro de 2025

Onde: Teatro Novelas Curitibanas (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1222)

Horário: quinta a sábado às 19h30; domingo às 18h

Quanto: entrada gratuita

Ingressos: retirada no local uma hora antes da apresentação

Classificação indicativa: 16 anos

Sessões com tradução em Libras: 22, 23, 29, 30 de agosto, 12 e 13 de setembro. 

Por Yasmin Luz
07/08/2025 14h08

Artigos Relacionados

Os Barbixas voltam a Curitiba com “Improvável”

Turnê de Rita Lee – Uma autobiografia musical chega a Curitiba em novembro