Setembro é o mês de aniversário do Pátio Batel, que em 2019 completa seis anos. Para celebrar a data, promove a partir do dia 05 de setembro, uma atração artística que irá surpreender o público.

O artista carioca, Marcelo Jácome, formado em Arquitetura e Urbanismo, se dedica há quase 20 anos às artes visuais e preparou, especialmente para o Pátio Batel, uma instalação composta por 1.500 unidades de pipas fabricadas em papel de seda tingido, bambu, fibra de vidro, linha de poliéster e adesivo PVA. A criação faz parte de um dos seus trabalhos mais aclamados, denominado ‘Planos-Pipa’ já exposto internacionalmente em icônicos espaços de arte como, Saatchi Gallery em Londres, Jardin d’Acclimatation Paris, ArtBasel na Basileia, entre outras galerias.

O artista coloca o espectador como um dos elementos mais importantes do seu processo criativo, sua preocupação prática e estética é com a interação da obra com o público, estimulando esta percepção por meio do convite de olhar a obra por diversos ângulos.

“Jácome, é um artista contemporâneo que nutre forte relação com o neoconcretismo em sua obra, não somente nos Planos-pipa mas, em outros trabalhos. Uma experiência visual pura cujo a cor é matéria e escultura, rompe o quadro numa conquista direita do espaço”, define Eneida Gouvêa Vieira, curadora da exposição.

Foto: Nilton Russo

Mariane Kucinski Caponi, Gerente de Marketing e Relacionamento do Pátio Batel, afirma que promover atrações como essa no shopping é uma oportunidade de trazer a arte ao público curitibano. “O Pátio Batel, desde a sua inauguração, contempla obras de artes em diversas áreas do shopping. Trazer uma obra alegre e efêmera para comemorar o aniversário junto com os clientes, é o reforço de seu compromisso com o universo da arte”, explica.

Para comemorar o aniversário, além da obra que ficará exposta no átrio do shopping até 28 de setembro, o shopping e as lojas também irão promover atividades nos dias 14 e 15 de setembro.

Seis anos de Pátio Batel

Fundado em 2013, o Pátio Batel é um shopping que veio agregar ao ambiente de compras, moda, cultura, entretenimento e gastronomia de Curitiba. O empreendimento faz parte do Grupo Soifer, uma das maiores companhias brasileiras de gestão de negócios, que atua em cinco segmentos.

Projetado para atrair os mais variados públicos da cidade, o shopping se propôs a reunir marcas nacionais e internacionais em seu mix de lojas e a realizar diferentes eventos para todos os gostos e idades. Um dos mais consagrados é o Pátio Batel Fashion Walk (PBFW), que realizou em agosto sua sexta edição e trouxe presenças nacionais para falar de tendências que são destaque no mundo todo.

Atualmente, o shopping possui 190 marcas, além de ser responsável pela geração de emprego de ao menos 2000 funcionários.