Passeios temáticos trilham a cultura e história de Curitiba em novos formatos

Curitiba Free Walking. Foto: divulgação.
Foto: divulgação

Uma capital com mais de 300 anos de fundação guarda muita história. Tantas que um passeio guiado só não dá conta. É com essa demanda que Curitiba vê surgir um novo tipo de turismo: os passeios temáticos. Geralmente feitos com caminhadas, ou vans com paradas estratégicas, os percursos históricos e culturais têm se especializado em assuntos. Assim, o turista pode ir além da visão abrangente de um típico guia turístico, e se aprofundar em temas do seu interesse. Esses passeios lançam novos olhares sobre monumentos – e momentos – históricos da cidade.

Alguns percursos chegam a andar pelos mesmos pontos turísticos, mas destacam informações diferentes. O Tour Curitiba Sombria, por exemplo, cita as Ruínas de São Francisco – entre as mais antigas da capital paranaense – pelas lendas sobre espíritos no local, relembrando sua construção. Enquanto isso, a Linha Preta resgata a presença negra na construção do monumento, relembrando até a pintura mais antiga que retrata Curitiba e tem como personagem um negro escravizado.

A pluralidade de olhares sobre a cidade traz nova possibilidades para o turismo, inclusive para os curitibanos. São muitos moradores da cidade que desejam conhecer mais sobre a própria terra natal, além, claro, dos muitos turistas, que descobrem ainda mais curiosidades sobre a cidade. Cada passeio tem diferentes regularidades e preços – alguns, inclusive, são gratuitos.

Confira destaques dos passeios temáticos históricos e culturais que Curitiba tem a oferecer.

Curitiba Free Walking – @curitibafreewalking

Realizado por voluntários, esse passeio é gratuito e costuma acontecer todos os sábados, às 11h. O foco é resgatar a história da cidade a partir do centro histórico, em um caminho de mais ou menos duas horas. Os guias encontram o público na escadaria do prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade. O ideal é fazer reservas pelo site, no link do Instagram, e ficar atento ao aviso de cancelamento nas redes sociais em caso de chuva. Ao final, pode-se contribuir com doações com o valor que desejar.

Erva-Mate – @rogeriobealpino

O educador patrimonial Rogério Bealpino resgata uma trajetória econômica e cultural fundamental para o Paraná. Há um movimento de produtores de mate em celebrar o papel da erva-mate na fundação e consolidação do estado, e esse passeio segue nessa direção. São duas aulas-percursos que vão de praças a fachadas de casas de famílias ligadas à produção da planta, e tem até degustação de mate na Rua 24 Horas.

Tour Curitiba Sombria – @curitiba.sombria

Lendas e casos reais de mistério e terror se misturam no Tour Curitiba Sombria. A elaboração do trajeto acontece a partir da pesquisa da jornalista Luciana Penante sobre registros sombrios da capital. Lendas como a loira fantasma e relatos reais como de Maria Bueno, assassinada e que virou uma santa local, se destacam durante uma jornada de van por vários pontos turísticos conhecidos, dando nova luz – ou revelando as sombras – desses locais.

Memória LGBTI+ de Curitiba – @memorialgbticwb

Espaços centrais da cidade são revisitados pelo olhar da população LGBTQIA+ na cidade. A equipe apresenta recortes de jornais durante a caminhada, que para em pontos como a Praça Carlos Gomes. As vivências dessa população, suas relações com manifestações culturais locais e o preconceito ao longo das décadas são discutidos. Personagens marcantes como a travesti Gilda que circulava no centro nos anos 1980 ganham destaque. O passeio faz parte de um projeto de extensão da UFPR.

Linha Preta – @linhapreta.curitiba

A cultura afro no Paraná é o tópico central de um passeio por mais de 20 paradas em Curitiba. A Linha Preta resgata histórias apagadas sobre a presença negra na cidade em espaços como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito e a Praça 19 de Dezembro, a Praça do Homem Nu. Os ativistas e pesquisadores Mestre Kandiero e Melissa Reinehr fazem a contextualização de fatos históricos e guia o público por importantes ruas do centro.

Visita Noturna ao Cemitério – guia.curitiba.pr.gov.br

A vida da cidade ao longo de quase dois séculos se espelha nas construções do Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Túmulos de personalidades, simbologia e arte tumular e até arquitetura e a relação com o desenvolvimento de Curitiba são compreendidos a partir das informações do passeio. A visita guiada ao local acontece à noite e traz um clima único à experiência, com vistas diferentes daquelas vistas durante o dia. As inscrições encerram rápido, direto no site, devido a alta procura – é um dos passeios de maior sucesso.

Tour de Boteco – @tourdeboteco

Com copo na mão, os turistas (e também os curitibanos) descobrem novos bares e uma intensa vida noturna. O Tour de Boteco celebra a cultura de bares em diferentes formatos. Em cada parada, são servidos chopes ou drinks e comidas da baixa gastronomia curitibana, permitindo vivenciar vários endereços e sabores numa noite. Esse tour chegou a ser premiado no top 25 passeios gastronômicos do mundo no Tripadvisor em 2023.

Por Yasmin Luz
10/04/2025 12h36

Artigos Relacionados

Festival de Curitiba 2025: evento reuniu mais de 200 mil espectadores

Claudia Raia anuncia peça no Guairão com ingressos a partir de R$ 25