
Uma capital com mais de 300 anos de fundação guarda muita história. Tantas que um passeio guiado só não dá conta. É com essa demanda que Curitiba vê surgir um novo tipo de turismo: os passeios temáticos. Geralmente feitos com caminhadas, ou vans com paradas estratégicas, os percursos históricos e culturais têm se especializado em assuntos. Assim, o turista pode ir além da visão abrangente de um típico guia turístico, e se aprofundar em temas do seu interesse. Esses passeios lançam novos olhares sobre monumentos – e momentos – históricos da cidade.
Alguns percursos chegam a andar pelos mesmos pontos turísticos, mas destacam informações diferentes. O Tour Curitiba Sombria, por exemplo, cita as Ruínas de São Francisco – entre as mais antigas da capital paranaense – pelas lendas sobre espíritos no local, relembrando sua construção. Enquanto isso, a Linha Preta resgata a presença negra na construção do monumento, relembrando até a pintura mais antiga que retrata Curitiba e tem como personagem um negro escravizado.
A pluralidade de olhares sobre a cidade traz nova possibilidades para o turismo, inclusive para os curitibanos. São muitos moradores da cidade que desejam conhecer mais sobre a própria terra natal, além, claro, dos muitos turistas, que descobrem ainda mais curiosidades sobre a cidade. Cada passeio tem diferentes regularidades e preços – alguns, inclusive, são gratuitos.
Confira destaques dos passeios temáticos históricos e culturais que Curitiba tem a oferecer.
Realizado por voluntários, esse passeio é gratuito e costuma acontecer todos os sábados, às 11h. O foco é resgatar a história da cidade a partir do centro histórico, em um caminho de mais ou menos duas horas. Os guias encontram o público na escadaria do prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade. O ideal é fazer reservas pelo site, no link do Instagram, e ficar atento ao aviso de cancelamento nas redes sociais em caso de chuva. Ao final, pode-se contribuir com doações com o valor que desejar.
O educador patrimonial Rogério Bealpino resgata uma trajetória econômica e cultural fundamental para o Paraná. Há um movimento de produtores de mate em celebrar o papel da erva-mate na fundação e consolidação do estado, e esse passeio segue nessa direção. São duas aulas-percursos que vão de praças a fachadas de casas de famílias ligadas à produção da planta, e tem até degustação de mate na Rua 24 Horas.
Lendas e casos reais de mistério e terror se misturam no Tour Curitiba Sombria. A elaboração do trajeto acontece a partir da pesquisa da jornalista Luciana Penante sobre registros sombrios da capital. Lendas como a loira fantasma e relatos reais como de Maria Bueno, assassinada e que virou uma santa local, se destacam durante uma jornada de van por vários pontos turísticos conhecidos, dando nova luz – ou revelando as sombras – desses locais.
Espaços centrais da cidade são revisitados pelo olhar da população LGBTQIA+ na cidade. A equipe apresenta recortes de jornais durante a caminhada, que para em pontos como a Praça Carlos Gomes. As vivências dessa população, suas relações com manifestações culturais locais e o preconceito ao longo das décadas são discutidos. Personagens marcantes como a travesti Gilda que circulava no centro nos anos 1980 ganham destaque. O passeio faz parte de um projeto de extensão da UFPR.
A cultura afro no Paraná é o tópico central de um passeio por mais de 20 paradas em Curitiba. A Linha Preta resgata histórias apagadas sobre a presença negra na cidade em espaços como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito e a Praça 19 de Dezembro, a Praça do Homem Nu. Os ativistas e pesquisadores Mestre Kandiero e Melissa Reinehr fazem a contextualização de fatos históricos e guia o público por importantes ruas do centro.
A vida da cidade ao longo de quase dois séculos se espelha nas construções do Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Túmulos de personalidades, simbologia e arte tumular e até arquitetura e a relação com o desenvolvimento de Curitiba são compreendidos a partir das informações do passeio. A visita guiada ao local acontece à noite e traz um clima único à experiência, com vistas diferentes daquelas vistas durante o dia. As inscrições encerram rápido, direto no site, devido a alta procura – é um dos passeios de maior sucesso.
Com copo na mão, os turistas (e também os curitibanos) descobrem novos bares e uma intensa vida noturna. O Tour de Boteco celebra a cultura de bares em diferentes formatos. Em cada parada, são servidos chopes ou drinks e comidas da baixa gastronomia curitibana, permitindo vivenciar vários endereços e sabores numa noite. Esse tour chegou a ser premiado no top 25 passeios gastronômicos do mundo no Tripadvisor em 2023.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.