Parque das Pedreiras passa por revitalização e terá novos restaurantes, palcos especiais e três museus

Pedreira Paulo Leminski. Foto: Divulgação.
foto: Divulgação/Pedreira Paulo Leminski

O Parque das Pedreiras, que abriga a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski, está passando por uma revitalização que promete surpreender o público e melhorar a experiência de quem visita o espaço para shows. O complexo, que também inclui o Memorial Jaime Lerner, será rebatizado como Parque Jaime Lerner.

Com mais de 100 mil metros quadrados de área preservada no bairro Abranches, o parque está recebendo melhorias e novas estruturas. Entre as novidades está o Mirante da Ópera, que contará com bistrô, café e sorveteria, além da Rua da Música, com restaurantes e espaços temáticos que combinam lazer e cultura.

A revitalização também inclui novos palcos dedicados à música instrumental, inspirados no sucesso do Vale da Música, realizado no lago da Ópera de Arame. Já a Pedreira Paulo Leminski terá melhorias na infraestrutura da arena de shows, reforçando seu status como palco de grandes espetáculos nacionais e internacionais — só em 2025, o espaço já conta com mais de 12 shows confirmados.

foto: José Fernando Ogura/SMCS

foto: José Fernando Ogura/SMCS

Além disso, o parque ganhará três novos museus: o Museu Paulo Leminski, com acervo permanente dedicado ao poeta curitibano; o Museu da Sustentabilidade, que narrará a trajetória de Curitiba como referência em inovação ambiental; e o Museu da Música, que apresentará a história da música mundial com exposições interativas e instrumentos de várias culturas.

Além disso, a rádio Estação Primeira ressurge em formato digital, e o parque agora abriga o Estúdio Geração Pedreira, um espaço para gravação de bandas locais e nacionais, integrando lazer, arte e tecnologia em um só lugar.

foto: José Fernando Ogura/SMCS

foto: José Fernando Ogura/SMCS

Por Augusto Tortato
16/01/2025 15h35

Artigos Relacionados

Anitta em Curitiba: falta um mês para o “Ensaios da Anitta” na cidade

Twenty One Pilots em Curitiba: falta uma semana para o show