Paranaguá e Ilha do Mel recebem sessões gratuitas de cinema

Sergio Marone. Foto: Jeff Segenreich.
Foto: Jeff Segenreich

Grandes produções do cinema ganham exibições gratuitas no litoral paranaense em abril. A partir de sexta-feira (11/04), acontece a segunda edição do Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá. Clássicos internacionais e destaques nacionais fazem parte do evento, que tem programação gratuita. Serão exibidos 11 filmes até o dia 20. As sessões acontecem de 11 a 13 de abril na Estação Ferroviária de Paranaguá, e de 18 a 20 de abril, em Nova Brasília, na Ilha do Mel.

O mestre de cerimônias que abre a edição é o ator Sergio Marone. Ele participa de um bate-papo aberto ao público, depois da exibição do primeiro longa-metragem da mostra: “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”. O ator é conhecido da produção cinematográfica paranaense: em 2021, estrelou “Jesus Kid”, de Aly Muritiba.

Um destaque da programação é um produção local. O mini documentário “Desabandonar: tudo que é sólido desmancha no tempo”, de Juan Roseno, fala sobre o abandono de casarões no Centro Histórico parnanguara. A arquitetura traz o estilo colonial brasileiro com construções neoclássicas resistentes em meio ao abandono.

Programação

“O público poderá conferir clássicos do cinema em versão restaurada, exibidos em telões com mais de 400 polegadas, montados em locais emblemáticos de Paranaguá, sendo na Estação Ferroviária de Paranaguá e na Praia do Trapiche, em Nova Brasília. Essa é uma oportunidade para os moradores sentirem a experiência da sétima arte no ‘quintal de casa’”, comenta Antônio Gonçalves Jr., um dos idealizadores do Cinenaguá.

Um dos maiores diretores de cinema no mundo foi escolhido para abrir o Cinenaguá. “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” é de Steven Spielberg, quatro anos antes de lançar o famoso “E.T. O Extraterrestre”. Temas mais adultos ligados à vida fora da Terra se combinam a aspectos visuais e sonoros marcantes. A sessão acontece no dia 11, às 19h.

“Virgínia e Adelaide” é o primeiro a representar o Brasil na segunda edição da mostra, ganhando sessão dupla: às 16h (com audiodescrição e Libras) e às 20h30, ambas no dia 12. Na mesma data, tem a animação japonesa “Ponyo: Uma Amizade Que Veio do Mar”, às 18h30. O dia 13 tem “Durval Discos” (16h), “O Rei Leão” (18h30), “Desabandonar: tudo que é sólido desmancha no tempo” (20h) e o clássico “Nosferatu – O Vampiro” (20h30).

Ilha do Mel

A semana seguinte tem sessões na Ilha do Mel. “O Rei Leão” ganha sessão no dia 18 (18h30). Mais tarde (20h30), tem um filme nacional lançado ainda em 2025: “Oeste Outra Vez”, com Babu Santana e Ângelo Antônio. No dia 19 tem “Durval Discos” (18h30) e “Stop Making Sense” (20h30). E no dia 20, tem um clássico de Charles Chaplin: “Luzes da Cidade”, às 18h30. Já às20h30, tem “Para Minha Amada Morta”, seguido de bate-papo com o ator Fernando Alves Pinto sobre os 10 anos do filme.

O Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá é apresentado pelo TCP – Terminal de Contêineres do Paraná. O evento tem patrocínio da Cattalini e apoio da Prefeitura de Paranaguá. A produção é da Grafo Audiovisual e Oxigênio Eventos. A realização é via Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura/ Governo Federal Brasil – União e Reconstrução.

SERVIÇO – Cinenaguá – Clássicos do Cinema em Paranaguá

Quando: de 11 a 20 de abril de 2025

Onde: Praia do Trapiche de Nova Brasília na Ilha do Mel e Estação Ferroviária de Paranaguá

Quanto: gratuito

Informações: no site oficial.

Por Brunow Camman
11/04/2025 08h00

Artigos Relacionados

Festival de Música Raiz acontece neste final de semana em Curitiba

Feirinhas de Páscoa da Praça Osório e Santos Andrade começam neste sábado (12)